De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Curd de Clementina


Há semanas que não são fáceis e esta é uma delas! No fim de semana novamente com febre e com dores de garganta: nova amigdalite e de novo a antibiótico. Entretanto, e como se não bastasse, acho que estou com gastrenterite e também não me ando a sentir particularmente bem. Para ajudar, o António anda com dentes a romper e muito mais chatinho por causa disso: choraminga, não dorme tão bem

Enfim, uma semana assim mais complicada para estes lados, que se reflete também na cozinha, de onde só têm saído coisas muita rápidas e muito simples, porque não tem havido disposição e vontade para muito mais.
Entretanto ouvi na rádio que hoje é dia do Bolo de Chocolate e fiquei com vontade de preparar um aqui para casa, para o fim de semana, assim que me ache com mais “coragem” e mais bem disposta para ir para a cozinha.
Lembrei-me que o bolo de chocolate é capaz de casar na perfeição com um curd de clementina que preparei há uns dias e apesar de a vontade de cozinhados não ser a maior, já estou a ver um bolo de chocolate coberto com aquele curd bem amarelinho

.
Deixo-vos então a receita, que agora em plena época de clementinas são sempre uma excelente ideia!
Bom fim de semana.

Ingredientes para 1 frasquinho:

sumo e raspa de 2 clementinas médias
4 gemas
75g de manteiga à temperatura ambiente
125g de açúcar

Preparação:

Num tacho coloque o açúcar, a raspa e o sumo das clementinas e a manteiga partida em pedaços pequenos.
Leve o tacho a lume brando, mexendo bem até a manteiga e o açúcar estarem derretidos.
Entretanto bata as gemas e junte-as à mistura anterior. Em lume brando e sem parar de mexer, vá mexendo até a mistura engrossar e cobrir as costas da colher.
Retire do lume e coloque o curd num frascos previamente esterilizado. Deixe arrefecer e guarde no frigorífico onde se conserva em boas condições durante algumas semanas.
Sirva como acompanhamento de crepes e de panquecas ou como cobertura de um bolo de chocolate, por exemplo.


Bom Apetite!