De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita do - Doce de Melão e Baunilha

As nossas galinhas são umas sortudas. Para além de terem direito a todas as nossas “aparas” das frutas e legumes, e de por vezes comerem também os nossos restos, são também mimadas pelos outros. A minha mãe também em manda as aparas e restos delas, assim como o meu avô. Portanto é normal que andem a por ovos diariamente para grande alegria dos meus filhos que os adoram descobrir no galinheiro.
Esta semana que passou também os meus cunhados lhes trouxeram um presente. Mais de meio melão, que tinham comprado, mas que não tinha grande sabor. Era então um presente para as galinhas que iam certamente apreciar o manjar. Lá guardei o melão no frigorífico para lhes dar no dia seguinte.
Mas no dia seguinte olhei para o melão com outros olhos e pensei que poderia ter outra salvação. Decidi que ia experimentar uma compota. Coitadas das minhas galinhas que ficaram sem petisco, mas mesmo assim ainda se consolaram com as cascas que lhes dei devidamente cortadas em pedaços.
E com o melão que não tinha sabor, lá se fez uma compota que não está nada má!
E tenho aqui um frasquinho guardado para os cunhados. Pois o melão não acabou no galinheiro mas sim transformado numa bela compota!

Ingredientes para 6 frasquinhos de 220ml :

1,200g de melão sem casca ou sementes cortado em pedaços
1 colher de sobremesa de pasta de baunilha (ou essencia de baunilha)
800g de açúcar

Preparação:

Num tacho misture o açúcar com o melão e a baunilha. Leve depois ao lume e assim que levantar fervura reduza e deixe cozinhar em lume brando cerca de 1 hora. Ao fim desse tempo triture a compota com a ajuda da varinha mágica e leve novamente ao lume até o doce atinja o ponto de estrada.
Coloque então a compota em frascos previamente esterilizados, tape e vire-os de cabeça para baixo durante pelo menos 30 minutos. Ao fim desse tempo poderá guardar o doce devidamente identificado num local seco e fresco, como a despensa.
Experimente com queijos ou nas torradas e panquecas.

Bom Apetite!