De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Dos 38 anos e um Bolo de Laranja e Cenoura


Sábado dia 17 de Dezembro. Dia do meu aniversário. E já cá cantam 38 anos.
Foi um dia feliz. Rodeada de quase todas as pessoas importantes da minha vida, sabendo que as que não estiveram presentes pessoalmente não deixaram de se lembrar, e com a certeza de que as importantes que já partiram também estiveram connosco.
O dia começou com beijinhos e abraços dos meus pequeninos. Os melhores presentes de todos.
E um almoço com a familia que eu e o Miguel criamos. À tarde, a casa cheia e completa e pronta para receber quem veio. Uma mesa posta com várias coisas simples e boa. Petiscos à portuguesa, onde não faltou caldo verde, arroz de pato, bacalhau com crumble de broa e farinheira e para entradas picapau de porco, cogumelos à Bulhão Pato, saladinha de feijão frade com atum, folhado de queijo e fiambre, pão recheado, tábua de queijos e enchidos e umas asinhas de frango com molho barbecue muito apreciadas. E depois sobremesas: a baba de camelo e a mousse de chocolate, que agradam sempre e não podem faltar, a pavlova e o leite creme, uma tarte de maçã com doce de ovos. Tradição de natal com umas rabanadas e um rolo de natal, e ainda uma mousse de bolacha inventada na hora.
Houve também, claro, um bolo de anos. De laranja e cenoura. Preparado com as laranjas que a Sara  – a minha comentadora assídua e de quem eu gosto muito – me tinha enviado. Assim, as laranjas enviadas com tanto mimo foram a peça central do meu bolo de aniversário. 
E vinhos e espumante para se brindar à vida. À minha vida e aos meus 38 anos, mas também à vida de todos os que partilham os dias comigo. Às pessoas que conheço e vou conhecendo e me vão moldando e transformando a pessoa que sou. Às pessoas novas que entraram na minha vida e a tornaram mais rica e às pessoas que nunca me faltam quando preciso delas. Aos amigos e família que fazem da nossa casa e da minha (nossa) vida um núcleo seguro, que são incondicionais e presentes independentemente de haver ou não laços de sangue os nos unam.
Foi um dia muito feliz. E percebo que não troco o que tenho aos 38 anos pelo que era aos 28 anos ou pelo que pensava que poderia ser. Mesmo havendo dias menos bons, momentos mais tristes e as normais vicissitudes de uma vida, continuo a ser feliz a cada ano que vai passando. Que venha mais um ano – e de preferência mais um ano com uma felicidade que se consiga construir de pequenas coisas todos os dias.

Ingredientes:
(a partir de uma receita do Chef Rui Ribeiro do Faz&Come)

1 laranja grande e sumarenta (inteira)
1 cenoura pequena
5 ovos
300g de açúcar
125ml de óleo de girassol
225g de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó

Buttercream de chocolate e queijo creme:
200g de queijo creme à temperatura ambiente
120g de açúcar em pó
100g de manteiga à temperatura ambiente
75g de chocolate 70% cacau

Preparação:

Triture muito bem a laranja cortada em quartos, com a casca e tudo com a cenoura. Misture depois os ovos inteiros, o açúcar e o óleo de girassol e misture muito bem com a batedeira ou robot de cozinha. Acrescente finalmente a farinha e o fermento e envolva bem na mistura anterior.
Divida a mistura por duas formas redondas (15cm de diâmetro) previamente untadas e forradas com papel vegetal e leve-as ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos ou até o bolo estar cozinhado.
Retire do forno, desenforme cuidadosamente e deixe arrefecer completamente antes de cortar e rechear.
Entretanto prepare o buttercream. Bata o queijo creme com a manteiga e o açúcar em pó até obter uma mistura homogénea. Entretanto derreta o chocolate no microondas e incorpore-o suavemente na mistura anterior.
Depois de completamente arrefecidos, apare os bolos e corte-os ao meio, de modo a ficar com quatro discos do mesmo tamanho.
No prato de servir coloque um das rodelas de bolo e recheie com um pouco do creme. Cubra com outra rodela de bolo, recheie com mais creme, e assim até acabar. No final cubra todo o bolo com o creme, numa camada uniforme e não muito espessa.
Decore a gosto.

Bom Apetite!