De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Empada Folhada de Frango e Alho Francês


Gosto muito de empadas caseiras. Faço-as algumas vezes, normalmente em tardes de fim de semana durante os meses mais frios. Acho-as também deliciosas para servir em lanches ajantarados e festas familiares. Nessas alturas, opto por fazer sempre uma empada em tamanho familiar, porque tenho sempre menos tempo, e porque serve melhor o propósito. Apesar de gostar muito de comida em doses individuais, torna-se mais complicado, para uma só pessoa, servir tudo em doses individuais. Se já assim são várias horas na cozinha, se fizermos tudo em pequenas doses, parece que a tarefa não termina.
Esta empada em tamanho familiar foi também aprovada. O recheio podem sempre variar com o que preferirem.

Ingredientes:

2 placas de massa folhada (rectangular) refrigerada, pronta a usar
2 peitos de frango
2 alhos francês
2 dentes de alho
150ml de caldo caseiro de frango
2 colheres de sopa de amido de milho (maisena)
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
gema para pincelar

Preparação:

Corte o peito de frango em cubos e reserve. Corte também o alho francês em rodelas finas lave bem e escorra.
Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e junte o alho francês, assim como os dentes de alho bem picados. Deixe refogar uns minutos até que o alho francês murche. Junte depois o frango em pedaços, envolva bem e tempere de sal e pimenta. Deixe cozinhar cerca de 10 minutos em lume brando. Junte depois a maisena desfeita no caldo e misture bem. Deixe o molho engrossar, sem parar de mexer. Retifique os temperos, desligue e deixe arrefecer completamente antes de rechear a massa folhada.
No fundo de uma tarteira (usei uma retangular) coloque uma das placas de massa folhada, picando o fundo com um garfo. Coloque depois o recheio de frango e alho francês, completamente arrefecido e espalhe bem. Feche com a outra placa de massa folhada, pressionando bem nas extremidades, para que feche bem. 
Pincele a superfície com gema de ovo batida com um pouco de leite.
Leve a empada ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 40 minutos ou até a massa estar bem folhada e dourada.

Bom Apetite!