De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Empadão de Bacalhau com Batata Doce e Espinafres (receita também em video)


Nem acredito que para a semana já é Dezembro! 
Portanto começam a ser importantes as sugestões para a ementa de natal, ou do período de natal! E claro que natal rima com bacalhau, e ele faz parte da nossa mesa – seja na versão mais tradicional – ou em qualquer outra.
Talvez por isso faça sentido uma versão de bacalhau diferente, num empadão com batata doce e espinafres, numa receita que fazemos várias vezes aqui por casa e uma combinação de que eu gosto bastante – batata doce e bacalhau!
Mais uma vez, há também um video para que possam perceber ainda melhor a simplicidade desta receita. Espero que gostem.

Este sábado, dia 26 de Novembro, das 10h âs 13h,  vou estar na Colher de Chá, em Ovar – Furadouro, para um workshop, das 10h às 13h e com o tema de “Receitas para mesas de Festa”. Inscrições e informações em [email protected].
Dia 1 de Dezembro no Porto, aos Workshops Pop-up, das 15h às 18h para fazermos “Presentes de Comer”. Para se inscreverem e para outras informações [email protected]



Ingredientes:

500gr de migas de bacalhau demolhadas
4 batatas doces médias
100ml de leite
1 cebola
2 dentes de alho
200gr de espinafres 
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 folha de louro

Preparação:

Comece por preparar o refogado para o bacalhau. Pique a cebola, e leve-a a alourar no azeite juntamente com a folha de louro e os dentes de alhos esmagados. Assim que a cebola começar a ficar loura, junte o bacalhau escorrido tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar, envolvendo bem.Assim  que o bacalhau estiver cozinhado adicione os espinafres envolvendo bem até que murchem e rectifique de sal e pimenta.
Entretanto descasque as batatas e leve-as a cozer partidas em pedaços em água temperada de sal.
Assim que as batatas estiverem cozidas reduza-as a puré e junte-lhe o leite e uma colher de sopa de azeite. Envolva bem e tempere com um pouco de pimenta. 
Para montar o empadão coloque a mistura de bacalhau e espinafres no fundo do pirex  e cubra tudo com o puré.
Leve a forno quente (200ºC) até ficar com uma crosta dourada.
Sirva com uma salada verde.

Bom Apetite!