De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita do - Empadão de Bacalhau com Puré de Legumes


Aqui por casa, o bacalhau não é o ingredientes mais fácil de dar aos miúdos. Para isso tem de ser quase sempre misturado com puré ou empadão, sob o risco de ficarem a “embrulhar” o bacalhau na boca. Como aqui por casa são raras as ocasiões em que se cozinham coisas diferentes para os miúdos, há que alterar um pouco as refeições para que sejam consensuais para todos. 
Por isso o bacalhau entra agora cá em casa mais sobre esta forma do que outra qualquer.
Puré de legumes variados - que também é uma forma de comerem melhor os legumes e até de introduzir legumes novos  - e o bacalhau na cebolada tradicional que serve para quase metade das 1001 receitas do “fiel amigoâ€.
Bastou misturar tudo, levar ao forno e a hora de jantar passou sem percalços de maior, onde o mais pequeno até repetiu e o mais crescido disse que estava “muito delicioso”. Mãe 1 - Jantar 0.

Ingredientes:

500g de migas de bacalhau demolhadas (ou equivalente em bacalhau)
2 cebolas pequenas
2 dentes de alho
1 folha de louro
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
300g de couve flor
1 batata doce amarela (ou normal)
1 cenoura
2 colheres de sopa de natas ou iogurte natural
queijo parmesão ralado na hora q.b.
pão ralado q.b.

Preparação:

Descasque as cebolas e corte-as em meias luas finas. Descasque os alho e pique-os.
Leve ao lume um tacho com um pouco de azeite e deixe aquecer um pouco. Junte a cebola, os dentes de alho e o louro e deixe refogar um pouco. Acrescente depois o bacalhau e deixe estufar, em lume brando até este ficar cozinhado e a “desfazer-se”.
Entretanto coza a couve flor em raminhos, juntamente com a batata e a cenoura, até que fiquem macios. Quando estiverem cozinhados, faça em puré com a ajuda de um utensílio próprio ou robot de cozinha, acrescente as natas ou iogurte e tempere com sal e pimenta a gosto. Envolva bem.
Acrescente depois o bacalhau à msiture de legumes e coloque num tabuleiro que possa ir ao forno. Cubra depois com um pouco de pão ralado e com queijo parmesão ralado na hora e leve a gratinar, durante cerca de 20 minutos em forno previamente aquecido a 180ºC.
Sirva com legumes ou salada.


Bom Apetite!