De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Empadinhas Abertas de Maçã e Farinheira


Quando recebo amigos ou a família ando sempre a magicar receitas para servir como entradas, quer seja como “finger food”, quer seja como algo mais “formal”. Esta receita teve já várias variantes, serviu para entrada mais formal, com uma salada verde a acompanhar, mas também já servir como pequenas tapas, num jantar tipo lanche ajantarado com amigos. Já fiz com farinheira, alheira e morcela. Com a maçã em cubinhos ou em puré. Como a escrevo aqui hoje é meramente uma sugestão, e a minha versão favorita.
Agora que o tempo convida a estas coisas, e sei que entramos no tempo das comunhões, batizados e outras celebrações do género, nada melhor do que uma receita que vos pode servir de inspiração. E, mais uma vez, e como é habitual à quinta feira, com um vídeo.



Entretanto há mais um workshop no Porto!  Dia 6 de Maio, pelas 10h vou estar nos Workshops Pop Up, na Rua do Almada, no Porto, para mais um workshop: "Receitas de Verão, Rápidas e Económicas para Impressionar". Para inscrições e mais informações em [email protected]

Ingredientes para 8 unidades:

2 maçãs
8 discos de massa para empadas - pronta a usar
1/2 farinheira
2 colheres de sopa de broa de milho picada
salsa picada q.b.

Preparação:

Forre um tabuleiro de queques com os discos de massa e leve-os ao forno - previamente aquecido a 180ºC durante 10 minutos, de modo a que a massa comece a cozinhar.
Entretanto descasque as maças e corte-as em cubos pequenos e leve-os saltear numa frigideira com um pouco de azeite até que fique macia. Retire a maçã da frigideira e recheie as tarteletes e leve-as novamente ao forno mais 10 minutos.
Entretanto retire a pele à farinheira e desfaça-a. Leve uma frigideira ao lume sem gordura e acrescente a farinheira e a broa de milho picada e deixe fritar, formando uma espécie de crumble. Escorra sobre papel absorvente.
Assim que as tarteletes sairem do forno termine com o crumble de farinheira e salpique com a salsa picada.


Bom Apetite!