De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Empadinhas de Atum e Azeitonas


Faltam 2 meses para o natal. Tenho a certeza que depois de passar esta coisa do Halloween, Santos e Bolinhos e Bolinhós, o Natal vai entrar em força. Nas decorações, nos centros comerciais e nas lojas. Confesso que já tenho vontade de ver coisas de Natal, e até não me importo nada que comecem em Novembro, porque gosto dever as luzes na baixa da cidade, das musicas de natal e principalmente da sensação de preparação para essa altura!
Aqui por casa, a árvore, o presépio e as restantes decorações só entram mesmo a 1 de Dezembro, mas mesmo assim gosto da sensação de natal na rua e do Bublé e da Mariah a cantarem em todo o lado…
Enquanto o natal não chega, e enquanto entramos em modo de preparação, umas empadinhas rápidas que eu adoro comer a acompanhar uma sopa bem quente e que fazem o jantar ideal de domingo para os dias mais frios. A comida de conforto para dias de chuva e de aproximação do natal.

Ingredientes para 12 empadinhas:

1 chávena de farinha de trigo
1 chávena de leite morno
1 colher de sopa de azeite
2 ovos
sal e pimenta q.b.
2 latas de atum em azeite
50g de azeitonas pretas descaroçadas

Preparação:

Numa tigela, deite a farinha, sal e pimenta a as gemas e o leite morno, aos poucos, mexendo sempre. Junte depois ao azeite a as claras batidas em castelo.
Escorra bem o atum e esfarele-o com um garfo. Misture-lhe as azeitonas pretas previamente cortadas grosseiramente, e junte tudo à mistura da massa.
Unte forminhas de empadas com um pouco de azeite. Encha depois as forminhas com a massa e leve a cozer em forno previamente aquecido a 180ºC durante 15 a 20 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer uns minutos antes de desenformar.

Bom Apetite!