De: As receitas lá de casa (Ver receita )



Receita - Encharcadinho de côco



Acabei de sair de cinco dias de miniférias, mas confesso que não souberam a quase nada. Foram passados por casa e nos 3 últimos dias estive com uma daquelas dores de cabeça que não dão tréguas. Deitei-me com ela, dormi com ela, acordei com ela… três dias. Não me apetecia fazer nada, só arrancar a cabeça! Das várias coisas que tinha planeadas só realizei duas ou três e o descanso foi coisa muito relativa… por isso quero férias!!!! Muitas!!! Das boas!!! Daquelas que dá para desligarmos mesmo de tudo. Ainda houve almoços e jantares de família pelo meio (há sempre!!!) e num desses saiu este bolo para sobremesa. A minha sogra fazia este bolo há alguns anos atrás, mas a receita foi ficando esquecida, até que no outro dia me cruzei com ela no Pinterest. E claro está, não é tarde, nem é cedo, vou refazer este bolo que por norma todos gostam. Fica muito húmido e delicioso!!! Experimentem!



Receita daqui

Medida usada – chávena de chá com capacidade para 240ml

4 ovos
1 chávena e 1/2 de açúcar
1/2 chávena de óleo vegetal
125g de coco ralado (mais um pouco para polvilhar)
2 chávenas de chá de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 chávena de chá de água quente
1 chávena de chá de leite quente

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de buraco com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Começar por bater bem os ovos com o açúcar. Adicionar o óleo, o coco, a farinha com o fermento, batendo sempre entre cada adição. Por último juntar a água quente e bater novamente.

Colocar a massa na forma e levar ao forno cerca de 35-40 minutos. Quando o bolo estiver cozido, retirar do forno mas não desenformar. Aquecer a chávena de leite. Regar o bolo com o leite quente (não se assustem, parece demais, mas não é!) e deixar a arrefecer dentro da forma. Depois de frio desenformar para um prato de servir e polvilhar com um pouco de coco ralado.

Bom apetite!