De: As receitas lá de casa (Ver receita )



Receita - Entremeada com feijão preto

Entremeada com feijão preto

No último domingo o almoço foi uma falsa feijoada. Às vezes gosto de fazer uma feijoada rápida para o almoço. Dá pouco trabalho e rende bastante. Digo que foi uma falsa feijoada porque lhe faltaram alguns enchidos e outras carnes. Mas para matar saudades destes pratos mais compostos fez muito bem o seu papel. Esta refeição serviu o almoço de quatro, sobrando o suficiente para outro jantar durante a semana, bastando adicionar cerca de 400/500g de massa à escolha. Aqui deixo a sugestão:

750g de entremeada
½ chouriço de carne
¼ de chouriço picante
1 farinheira
1 lata grande e outra pequena de feijão preto
1 cebola média
5 dentes de alho
2 tomates
6 folhas de couve

Arroz

Começar por cortar a entremeada em pedaços pequenos e os chouriços em rodelas. Levar um grelhador ao lume e depois de quente colocar os pedaços de carne e as rodelas de chouriço (tem de ser em 2 ou 3 vezes). Enquanto as primeiras carnes estão a grelhar, colocar um tacho grande ao lume com um fio de azeite, a cebola e os alhos picados. À medida que as carnes forem estando prontas, coloca-las no tacho, mexendo com frequência. Depois das carnes estarem todas grelhadas e no tacho, juntar o tomate partido em pedaços e as folhas de couve em tiras. Acrescentar meio copo de água e deixar levantar fervura, Juntar o feijão escorrido, envolver, tapar o tacho e deixar cozinhar cerca de 20-25 minutos, mexendo ocasionalmente. – Não acrescentei sal, uma vez que os chouriços já têm tempero suficiente.

Enquanto isso cozer o arroz noutro tacho juntamente com a farinheira. Depois de cozido escorrer e juntar a farinheira ao feijão.

Bom apetite!

Entremeada com feijão preto