De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Entremeada de Leitão Assada com Tomilho Limão


Das receitas simples e especiais, em que o truque é apenas e só tempo. Tempo para que a carne cozinhe lentamente. Não há cá assados destes feitos com pressa. Ligar o forno antes das 10h da manhã, deixar aquecer bem, colocar a carne previamente temperada e esquecer que a temos por lá, até à hora de almoço. 3 horas depois há um assado que é diferente e especial.
Há coisas que precisam de tempo e paciência. De não termos pressa e de não querermos tudo para ontem. Mesmo sem grandes cuidados, sem grande preocupação e sem grande vigilância o assado perfeito vai-se fazendo. Com tempo.
É talvez porque o domingo é sempre um dia mais relaxado, em minha casa é muitas vezes escolhido para o dia de assado lento, de almoçar devagar, de não ter pressa, de não olhar para o relógio, de não nos sentirmos pressionados por horários e para outras tarefas. Slow food no seu melhor.

Ingredientes para 4 pessoas:

1,5kg de entremeada de leitão (peça inteira com osso)
sal marinho q.b.
tomilho limão q.b.

Preparação:

Com uma faca afiada faça cortes regulares em toda a pele da entremeada - com cerca de 0,5cm de espaço entre os cortes. 
Coloque depois a carne num tabuleiro ou pirex e tempere-a com sal e com o tomilho limão, tendo o cuidado de o colocar entre os cortes na pele da entremeada.
Coloque depois a carne no forno previamente aquecido a 240ºC durante cerca de 30 minutos para ajudar a tostar a pele (o famoso “crackling”). Ao fim de 30 minutos, reduza o forno para cerca de 150ºC e deixe cozinhar mais 2h30 até que a carne fique macia e suculenta, quase a desprender-se sozinha do osso.
Retire do forno, deixe repousar uns minutos e corte-a em pedaços mais pequenos - pode-se guiar pelos cortes que fez na pele da entremeada.
Sirva a carne com puré de maça e uma salada verde ou chips de batata doce no forno. laranja e uma salada.


Bom Apetite!