De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - "Escangalhada" de Bolacha e Chocolate


Entre as sobremesas que preparei para o meu aniversário, há uma que não podia deixar de partilhar aqui. Por ser uma sobremesa que inventei no momento, apenas porque o Miguel começou a dizer que eram poucas sobremesas, e que devia fazer outra coisa…. Tinha comprado alguns ingredientes para fazer um cheesecake – ideia da qual desisti para substituir por uma tarte de maçã com doce de ovos – e, com o pacote de bolacha torrada que tinha comprado para fazer a base do cheesecake e mais as natas, e ainda uma tablete de chocolate que tinha em casa, acabei por decidir a tentar fazer uma espécie de mousse de bolacha… No entanto, a sobremesa depois de pronta, e apesar de me saber bem, tinha um aspeto de tudo, menos de mousse. Salpiquei-a com uns smarties coloridos para lhe dar uma graça, levei ao frigorífico e decidi â€que seja o que Deus quiser…)
Depois de estar na mesa, junto de outras iguarias bem mais vistosas e compostas, a espécie de mousse, foi a primeira a desaparecer, e arrecadou a menção de sobremesa feia mas deliciosa. Até me pediram a receita. Afinal o desastre não foi assim tão grande, e parece que faz sentido partilhar uma coisa tão simples que acabou de apelidada de âescangalhada” pelo seu aspeto pouco apelativo. Uma prova de que o que realmente interessa é o sabor!

Ingredientes:

400ml de natas
200g de bolacha torrada
100g de chocolate de leite com avelãs ou amêndoas
100g de açúcar
smarties ou drageias coloridas para decorar

Preparação:

Comece por triturar finamente as bolachas com o robot de cozinha. Pique depois grosseiramente o chocolate e junte-o às bolachas.
Bata as natas com o açúcar em chantilly firme e envolva bem a mistura de bolacha e chocolate nas natas. Coloque na taça de servir e polvilhe com as drageias ou os smarties.
Guarde no frigorífico até servir.

Bom Apetite!