De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita do - Escangalhado de Curd de Limão, Ananás e Arandos


É sem dúvida a época destas coisas. De experimentar receitas novas, de fazer uma espécie de “bolo rei” alternativo.
Neste caso a inspiração veio do instagram de uma amiga, de escangalhado de ananás, e lembrei-me de fazer uma coisa do género para o lanche! Uma massa semi doce leveda normal de trança, umas sobras de curd de limão que tinha congelada, e o ananás que deu o mote a tudo. Enriqueci com arandos e amêndoas porque faz parte desta altura do ano. 
E no final não podia ter ficado melhor. Quer dizer, podia ter ficado mais bonito se a massa não tivesse crescido imenso e a minha espécie de trança ter ficado um bocadinho desajeitada, mas posso garantir que o sabor estava delicioso e que se comeu num instante. Porque não é nem demasiado doce, nem demasiado enjoativo, e até ao pequeno almoo, com um pouco de queijo ou manteiga ficou delicioso!
Espero que gostem desta sugestão e se inspirem noutras combinações.

Ingredientes:

Massa:
(adaptado de “Bimby – receitas essenciais – página 58)
250g de leite
100g de manteiga
50g de açúcar
1 saqueta de 7g de levedura seca
2 ovos
700g de farinha
sal q.b.
gema para pincelar

Recheio:
300g de ananás fresco cortado em pedaços finos
75g de arandos secos
75g de amêndoas peladas

Açúcar em pó, fios de ovos e groselhas frescas para decorar

Preparação:

Comece por fazer a massa.Misture o leite morno com a manteiga derretida e o açúcar. Junte depois o fermento e os ovos batidos e isture com uma vara de arames. Acrescente depois a farinha e uma pitada de sal e amasse bem à mão ou com a ajuda de uma batedeira ou robot de cozinha. Deixe depois a levedar  cerca de 30 minutos num local morno.
Ao fim desse tempo, estique a massa com a ajuda de um rolo. Espalhe por cima o curd de limão e disponha depois as fatias finas de ananás e polvilhe depois com os arandos e as amêndoas inteiras. Enrole depois cuidadosamente como se fosse uma torta. 
Coloque o rolo sobre um tabuleiro grande forrado com papel vegetal. Corte depois o rolo ao meio, no sentido do comprimento, expondo todo o recheio do rolo. (Atenção que é normal começar a sair um pouco de recheio!) Com cuidado vá entrançando as duas partes do rolo até formar uma espécie de trança. Pincele depois com um pouco de gema de ovo, tape com um pano e deixe novamente a levedar até dobrar de volume num local afastado de correntes de ar. (Atenção que cresce bastante!)
Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos.
Depois de cozinhado deixe arrefecer e decore a gosto com fios de ovos, açúcar em pó e groselhas frescas.

Bom Apetite!