De: As receitas lá de casa (Ver receita )



Receita do - Esparguete com bacalhau salteado



No outro dia cheguei à conclusão que não tenho assim tantos pratos de massas aqui no blog, apesar de ser um género de refeição que pratico com bastante frequência lá em casa. Todos adoramos massas (devemos ter alguma costela italiana!! Eu seguramente não tenho costela, mas tenho alma…!) seja qual for a forma como é feita. E na realidade as massas podem-se juntar de centenas de maneiras com outros ingredientes. E, regra geral, os pratos de massas são simples e rápidos. É o caso deste esparguete com bacalhau salteado. Fica pronto em 20 minutos (literalmente!!) e faz as delícias de todos! Por isso não há desculpas! Deixo-vos a sugestão:

500g de bacalhau desfiado (limpo de pele e espinhas) e descongelado (uso migas de bacalhau)
Esparguete para 4 pessoas (depende do que comem em vossa casa!)
1 alho francês grande ou 2 pequenos
1 cebola média
5 dentes de alho
Salsa fresca
Azeitonas pretas
Sal, azeite e pimenta preta moída na hora

Colocar um tacho ao lume com água a ferver e bem temperada de sal. Quando começar a ferver, juntar o esparguete e deixar cozer até ficar al dente. Escorrer com a ajuda de um passador e reservar.

Enquanto a água levanta fervura e o esparguete coze tratamos do resto. Numa frigideira larga colocar um fio generoso de azeite e levar a aquecer. Quando estiver quente juntar a cebola e o alho francês em fatias finas juntamente com o alho picado. Deixar cozinhar em lume médio baixo até começar a alourar, mexendo ocasionalmente. Juntar nessa altura o bacalhau bem escorrido, ajustar o sal e envolver deixando cozinhar por 2 ou 3 minutos. Sem retirar do lume juntar o esparguete, um pouco de pimenta preta moída na hora (eu ainda acrescento mais alho em pó - que lá em casa gostamos muito de alho!) e envolver tudo com a ajuda de mais um fio de azeite. Retirar do lume e juntar salsa fresca picada e azeitonas.

Bom apetite!