De: As receitas lá de casa (Ver receita )



Receita - Espetadas de frango com “arroz” de couve-flor



Mais uma semana que se inicia. Este Janeiro é qualquer coisa de interminável e já vamos na quinta segunda-feira!!! Fevereiro vem aí, um mês mais simpático, curto e que num instante nos deixa em Março, mês em que começa a minha querida Primavera! Daí até ao Verão é outro pulinho! Já estou fartinha das mãos frias e do pingo no nariz, apesar das alergias não me darem tréguas na Primavera… mas bom, não se pode ter tudo. No fim-de-semana passado fiz este almoço, mais demorado, que dificilmente temos oportunidade de fazer durante a semana, mas que compensa muito o relativo trabalho que dá. Na realidade só requer alguma preparação. Em termos práticos é facílimo, mas as espetadas demoram o seu tempo na grelha, coisa que durante a semana é muito pouco! Para acompanhar saiu desta vez um leve “arroz” de couve-flor que é delicioso! Quem ainda não experimentou não sabe o que perde!





3 peitos de frango
1 chouriço de carne
1 pimento vermelho
2 cebolas médias
Cogumelos frescos para grelhar

Para pincelar as espetadas:
Sumo de 1/2 limão
1 colher de sobremesa de ketchup
Alho em pó a gosto
Cominhos a gosto
Pimentão doce a gosto
Sal grosso
Azeite q.b.

1 cabeça de couve-flor grandinha
1 cenoura grande
100g de bacon em pedaços pequenos
Salsa fresca

Preparar as espetadas. Cortar os peitos de frango em cubos, o chouriço em rodelas, o pimento e as cebolas em quadrados e os cogumelos em metades. Montar as espetadas colocando pedaços de todos os ingredientes de forma aleatória até encher o espeto. Colocar num tabuleiro.

Numa taça pequena juntar os ingredientes do molho e misturar bem. Pincelar todas as espetadas com essa mistura. Deixar repousar pelo menos 30 minutos.

Levar um grelhador ao lume e ir grelhando as espetadas, virando-as de todos os lados de forma a ficarem cozinhadas uniformemente.

Enquanto as espetadas estão no grelhador, colocar uma frigideira ao lume com um fio de azeite e o bacon em pedaços.

Num robot de cozinha ou picadora colocar os ramalhetes da couve-flor e picar até ficar com a aparência de grãos de arroz. Junta À frigideira com o bacon. Picar também a cenoura e juntar à couve-flor. Envolver e manter em lume baixo, mexendo ocasionalmente.

Servir as espetadas juntamente com o arroz de couve-flor polvilhado de salsa fresca picada na hora.

Bom apetite!