De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita do - Espetadinhas de Camarão com Maionese de Manjericão


Às vezes perguntam-me o que prefiro cozinhar. Tem dias. Depende para quem estou a cozinhar. Depende também muito da minha disponibilidade temporal, fisica e mental. 
Mas sempre gostei de fazer entradas, principalmente finger food, porque acho piada a esse conceito, não que tenha mais jeito para isso, mas apenas porque é uma das coisas que gosto mais de comer.
Gosto particularmente de com ementas muito simples – como os churrascos, assados, ou daqueles pratos familiares para muita gente como o arroz de pato ou o bacalhau com natas – dar asas à imaginação e fazer umas entradas diferentes e mais elaboradas. Até porque me permite cozinhar com ingredientes que outros possam não gostar, porque no meio de vários opções consegue-se agradar a todos, e não estou tão limitada nos ingredientes que posso ou não usar.
Nessa perspetiva as entradinhas são sempre algo que me dá imenso gozo fazer. E nessas alturas, em que estou inspirada saem umas coisas assim, simples, gulosas e saborosas que agradam a todos e fazem sempre um brilharete.
(E uma nova versão de maionese também feita com a varinha mágica mas que consegue ser ainda mais simples e rápida, e que aprendi nesta nova temporada – a oitava – do Masterchef Australia com o Matt Preston!)

Ingredientes para cerca de 8 espetos:

250g de miolo de camarão calibre 80/100 (descongelado)
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de alho em pó
piri-piri moído q.b.
sumo de limão
azeite q.b.

Para a maionese de manjericão

10g de folhas de manjericão fresco
1 ovo
125ml de óleo de girassol
sal e pimenta q.b.
sumo de limão (cerca de 1 colher de sobremesa)
1/2 colher de chá de mostarda de Dijon

Preparação:

Escorra bem o camarão e coloque-o em espetos de bambu, fazendo carreirinhas direitas. Tempere depois os espetinhos com sal, pimenta, sumo de limão, alho em pó e o piri-piri moído. Deixe a marinar.
Para a maionese, coloque no copo alto da varinha mágica o ovo inteiro, as folhas de manjericão, a mostarda de Dijon, o sumo de limão e tempere com sal e pimenta. Junte todo o óleo de uma vez só. Coloque depois a varinha mágica sobre a gema e ligue a varinha. Comece apenas a subir com a varinha, aos pouco e poucos, quando a parte de baixo ficar devidamente emulsionada, até que quando chegar ao cimo terá toda a maionese emulsionada e perfeita.  (nesta versão de maionese, não se vai fazendo o movimento para cima e para baixo, mas apenas se vai puxando a varinha para cima à medida que se emulsiona. Quando chegar ao cimo terá a maionese no ponto perfeito!) Coloque a maionese numa tacinha e coloque no frigorífico até servir.
Leve depois uma chapa ou grelhador ao lume e deixe aquecer bem. Coloque as espetadinhas de camarão, deixe cozinhar de um lado, vire e deixe cozinhar do outro. As espetadinhas não demoram mais de 30 a 40 segundos de cada lado – se usarem estes camarões pequeninos.
Sirvas as espetadinhas com a maionese de manjericão.

Bom Apetite!