De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita do - Filetes de Pescada Crocantes no Forno


Cá em casa - e principalmente com os miúdos - tentamos que a nossa alimentação seja o mais correta e completa possível. E tentamos também fazer menos fritos.
Nos últimos tempos, as tentativas para cozinhar alimentos de forma igualmente crocante têm sido muitas, e acho que finalmente percebi o truque. No meu caso, a ventilação do forno acho que tem ajudado - eu não gosto particularmente de usar o forno com a ventilação, mas para estas coisas já percebi que é fundamental - e uma cobertura crocante de arinha de mandioca ou  pão ralado com sementes e outros temperos são também aliados. Já para não falar do azeite em spray - que ajuda a colocar apenas uma camada fina de azeite sobre os alimentos

.
Assim, as experiências de cozinhar alimentos no forno que quase pareçam fritos têm resultado muito bem, e só é preciso ter algum cuidado para que não fiquem secos, o que pode aconetcer em segundos e com alguma facilidade.
Desta vez, os filetes de pescada ficaram dourados e crocantes e todos repetiram. 

E é já amanhã o workshop no Porto!  Pelas 10h vou estar nos Workshops Pop Up, na Rua do Almada, no Porto, para mais um workshop: "Receitas de Verão, Rápidas e Económicas para Impressionar". Já não há muitas vagas, portanto, se ainda estão interessados, e querem um programa diferente, já sabem! Para inscrições e mais informações em [email protected]

Ingredientes para 4 pessoas:

400g de fletes de pescada
sumo de limão
alho em pó q.b.
sal e pimenta q.b.
louro em pó q.b.
50ml de vinho branco
farinha de mandioca ou pão ralado q.b.
1 colher de sobremesa de sementes de sésamo
1 colher de chá de colorau fumado (pode ser normal)
1 ovo batido
azeite q.b.

Preparação:

Tempere os filetes com o sal, pimenta, o alho em pó, o vinho branco e o sumo de limão e deixe marinar uns minutos.
Entretanto coloque numa taça o ovo batido, e na outra coloque a farinha de mandioca com as sementes de sésamo, o colorau fumado, e um pouco de sal, louro e de alho em pó. Misture  bem.
Passe depois os filetes de pescada bem escorridos pelo ovo batido, e depois pela cobertura de crocante de farinha de mandioca e pão ralado.
Vá colocando os filetes sobre um tabuleiro que vá ao forno forrado com papel vegetal.
Quando terminar com todos os filetes, regue-os com um pouco de azeiet - eu gosto de usar o azeite em spray, porque se torna mais fácil.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC  com ventilação durante cerca de 20 minutos, até que fiquem crocantes e dourados . Se achar necessário, vire-os a meio da cozedura.
Acompanhe com coleslaw de couve, cenoura e hortelã e batata doce no forno, ou outros acompanhamentos da sua preferência.


Bom Apetite!