De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita do - Folhado de Carne com Compota de Cebola Roxa (Receita também em video)


Do Outono. Da chuva que bate na janela. Do (re)conforto das mangas compridas e dos pés fechados dentro dos sapatos. Do barulho do vento e da chuva. Dos dias mais pequenos. Das mantas à noite no sofá e da chávena de chá na mão. Da vontade de acender a lareira. Do cheiro a fogo e a fumo e as recordações que isso me traz. Dos chapéus de chuva, impermeáveis e galochas. Do frio. Do cheiro a pinheiro e terra molhada. Do forno ligado e de tardes de domingo a fazer bolos e bolachas. Das pêras e maçãs. Dos dióspiros e do marmelos. Das castanhas e das abóboras. Das sopas quentes. Do cozido à Portuguesa da minha mãe. Da aproximação do Natal.
Das folhas das árvores no chão. Das nuvens carregadas e do céu pintado de negro. 
Por estas coisas e tantas outras. Sou definitivamente uma pessoa de Outono. 

Quanto aos workshops, o deste sábado, dia 15 de Outubro, nos Workshops Pop Up, na Rua do Almada, no Porto já se encontra esgotado.
Mas ainda há algumas vagas para domingo, dia 16 de Outubro, em Ovar/Praia do Furadouro, na Colher de Chá! Das 10h às 13h vamos fazer “Entradas e Petiscos”. Para se inscreverem e mais informações [email protected].




Ingredientes para 4 pessoas: 

1 placa de massa folhada refrigerada pronta a usar
1 chávena com sobras de carne assada previamente picada
75g de queijo ralado (de preferência queijo da ilha, mas pode usar mozarella)
2 cebolas roxas
1 cálice de vinho do porto
3 colheres de sopa de açúcar mascavado 
sal q.b.
1 folha de louro
2 colheres de sopa de azeite
1 gema para pincelar 
sementes de sésamo para polvilhar

Preparação:

Comece por preparar a compota de cebola roxa. Descasque a cebola e corte em rodelas finas. Leve uma frigideira ao lume com o azeite e acrescente a cebola e a folha de louro. Deixe começar a fritar e acrescente o açúcar e o vinho do porto. Reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar até a cebola estar caramelizada e bem cozinhada. Retire e reserve.
Abra a massa folhada e, ao centro coloque a carne picada. Por cima disponha a compota de cebola roxa previamente preparada e termine com o queijo ralado. Feche depois a massa folhada, de moda a formar uma trança – conforme poderá ver no vídeo – ou enrole normalmente.
Pincele depois com geme de ovo e polvilhe com sementes de sésamo.
Leve ao forno previamente aquecido a 200ºC até a massa estar dourada e bem folhada.
Sirva como entrada ou prato principal acompanhando com uma salada verde.

Bom Apetite!