De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita do - Frango Assado à Italiana


Esta semana recebi uma caixa cheia de deliciosos e perfumados tomates, bem maduros e vermelhinhos. Para já têm acabado em salada e nas refeições do dia a dia. 
Há planos para molho de tomate caseiro e uma compota, mas para já ficaram divinais nesta receita de frango assado.
Um frango que podia ser só mais um simples frango assado, mas que com o tomate delicioso e maduro, oregãos, azeitonas, alho e um pouco de bacon, torna a mais simples das refeições quase numa festa. Para aqueles dias em que o tempo não é muito, é a refeição para deixar pronta de véspera e colocar no forno assim que se chega a casa e enquanto se despacham outras tarefas. Abençoado forno! Vale a pena experimentar durante o fim de semana que se aproxima. E já agora aproveitem o forno quente para fazer um bolinho, numa das muitas sugestões que há por aqui pelo blogue.

Ingredientes para 4 pessoas:

4 pernas (com costas) de frango ou 1 frango partido em pedaços
2 tomates coração de boi (cerca de 200g cada)
1 colher de sopa de oregãos secos
4 dentes de alho
1 colher de sopa de azeite
75g de bacon em cubinhos
75g de azeitonas pretas descaroçadas
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Num pirex ou tabuleiro coloque o tomate previamente partido em cubos. Acrescente os oregãos, os dentes de alho picados grosseiramente, e o azeite. Envolva bem e acrescente o frango em pedaços. Tempere com sal e pimenta e por cima disponha as azeitonas e o bacon em cubinhos.
Leve a assar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1h30 até o frango estar bem cozinhado e dourado e o molho apurado.
Sirva com arroz ou massa e brócolos cozidos.

Bom Apetite!