De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Frango Assado de Domingo com Palitos de batata doce no forno


Domingo é dia de assado no forno. Não precisa de ser todos os domingos, ou apenas ao domingo, mas assado e domingo são duas coisas que combinam na perfeição, principalmente se for inverno.
Em casa dos meus avós paternos o assado de domingo - e assim foi durante muitos anos -tinha uma particularidade: era um assado feito em forno de lenha, normalmente com frango caseiro. Nada baterá esses assados!!
Mas a tradição, por aqui continua, como em muitas outras casas: ao domingo, com mais ou menos família, seja frango, pá de porco, entrecosto, pato ou qualquer outra coisa, um assado fica sempre bem. E depois é sempre fácil e mais ou menos original descobrir acompanhamentos - batatas, arroz, legumes cozidos ou esparregado, muitas combinações e ainda mais possibilidades.
O meu frango assado de domingo teve como acompanhamento uns palitos de batata doce no forno e ainda uns brócolos, alguns dos favoritos cá de casa.
E vocês? Também tiveram um assado de domingo na vossa mesa? 

Ingredientes:

1 frango 
1 limão
2 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
100ml de vinho branco
1 colher de sopa de colorau
3 batatas doces pequenas
1 colher de sobremesa de ervas da provença
azeite q.b.
1 cabeça de brócolos grande

Preparação:

Depois de limpo, tempere o frango com sal e pimenta e coloque-o numa assadeira. Na cavidade do frango coloque o limão cortado ao meio, os dentes de alho e polvilhe o frango com o colorau, regue com um pouco de azeite e regue com o vinho branco.
Tape com um pouco de papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 1ȰºC durante cerca de 1h30. Ao fim desse tempo retire o papel, aumente o forno para 200ºC deixe o frango ficar dourado antes de servir.
Entretanto prepare os palitos de batata doce. Descasque as batatas doce e corte-as em palitos não muito finos. Coloque-os depois num tabuleiro e tempere a gosto com sal, pimenta, azeite e as ervas da provença. Envolva bem e leve-as ao forno durante cerca de 45 minutos ou até estarem cozinhadas e douradas.
Separe os bóocolos em raminhos e leve-os a cozer a vapor até estarem macios.
Sirva o frango com os palitos de batata doce e os brócolos cozidos.


Bom Apetite!