De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Frango do Campo no Forno com Tomilho, Alho e Alecrim


As aromáticas que plantei ou semeei no nosso cantinho do jardim continuam a crescer.
Apesar de o tempo não ajudar, de chover e chover e chover, de ainda estar frio, de já terem vindo uns dias de muito calor, elas parece que gostam daquele local e vão crescendo, dominando o local, e dando muito mais cor e sabor aos meus cozinhados. É engraçado estar a preparar qualquer coisa para o jantar ou almoço e de repente lembrar-me de juntar umas ervas aromáticas. Quase tudo, com excepção do manjericão que morreu durante o inverno (entretanto aprendi que é muito sensível ao frio e para estar na rua durante os meses frios só mesmo com estufa), 
aguentou bem. Tomilho, alecrim, hortelã, tomilho limão, salsa e coentros que vou semeando várias vezes, cebolinho, hortelã chocolate e hortelã ananás, oregãos, poejos, louro, stevia são as que existem de momento. Mas quero ainda plantar erva cidreira e salva. Pelo menos.
E assim nascem sabores de acordo com o que está no canteiro das aromáticas. O frango assado ficou diferente com a salsa, o louro, o alecrim e o tomilho do jardim, acabadinhos de apanhar. Da “horta” para o tacho, e daí para a mesa. Uma sorte, eu sei. Eu, mata plantas assumida nem sei como é que elas têm sobrevivido…
Quem mais tem um cantinho de aromáticas? No jardim, na varanda ou no parapeito da janela….

Ingredientes para 4 pessoas:

1 frango do campo
1 limão
6 dentes de alho
100ml de vinho branco
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de colorau
2 pés de tomilho
2 pés de alecrim
1 pé de salsa
1 folha de louro

Preparação:

Depois do frango limpo, tempere-o de sal e pimenta e coloque numa assadeira. Na cavidade do frango coloque o limão aberto ao meio, a folha de louro, 1 dente de alho e a salsa, o alecrim e o tomilho. Tempere também de sal e pimenta o interior do frango.
Acrescente de pois os restantes alhos laminados, o colorau e regue com o vinho branco.
Tape com papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1h30. Ao fim desse tempo retire o papel de alumínio e deixe o frango tostar durante alguns minutos até ficar dourado.
Retire do forno e deixe repousar alguns minutos antes de o partir em pedaços.
Sirva com legumes, uma salada verde ou outro acompanhamento à sua escolha.

Bom Apetite!