De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Fritata de Camarão, Pimento e Alho Francês


Há receitas perfeitas para acabar com as sobras do frigorífico. Seja uma massa, um arroz frito, uma quiche ou até uma fritata.
Neste caso, o alho francês já a começar a ficar murcho, um restinho de conserva de pimento assado e o fundo de uma lata de leite de coco acabaram numa fritata que estava para ser só com camarão. 
O lema de não desperdiçar é sempre mais do que falado por aqui, mas é um tema com o qual me identifico. Abrir o frigorífico, ver se há algo a necessitar de ser consumido rapidamente e tentar incorporar isso no que vou cozinhar, é mais do que comum na maneira como eu - e acredito que muitas outras pessoas - cozinham.
Escrutinar o frigorífico em busca de alimentos que necessitam de ser consumidos em vez de acabarem no caixote do lixo, deveria ser obrigatório. Deixo-vos este desafio para esta semana que hoje começa. Tentarem não desperdiçar e rentabilizarem tudo ao máximo. 
Aqui fica uma simples forma de aproveitar tudo em forma de fritata!

Ingredientes para 2 pessoas:

250g de miolo miúdo de camarão 
azeite q.b.
2 dentes de alho
4 ovos
sal e pimenta q.b.
1 alho francês
100g de tirinhas de pimento assado em conserva (podem usar pimento fresco)
100ml de leite de coco
75g de queijo parmesão ralado

Preparação:

Leve uma frigideira ao lume com os dentes de alho laminados e um fio de azeite. Assim que o alho começar a querer fritar acrescente o alho francês cortado em fatias finas e bem lavado e deixe murchar. Junte depois o pimento e envolva bem. Acrescente os camarões e tempere com um pouco de sal e pimenta. 
Bata os ovos e o leite de coco numa taça e tempere também com um pouco de sal e pimenta.
Assim que o camarão esteja rosado acrescente a mistura de ovos, reduza o lume e tape, deixando cozinhar cerca de 15 minutos até que os ovos comecem a ficar coagulados.
Retire a tampa e coloque por cima o queijo parmesão ralado. 
Coloque depois a frigideira no forno previamente aquecido a 200ºC com Grill para tostar o queijo e acabar de dourar a superfície da fritata.
Retire do forno, desenforme e sirva acompanhado por legumes cozidos ou uma salada verde.


Bom Apetite!