De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Geladinhos de Banana e Frutos Vermelhos

Os gelados são o meu pecado de verão. Gosto muito, e desde que há alguns (já muitos) anos atrás o Miguel me ofereceu uma máquina de gelados, que estes vão sempre saindo cá de casa, experimentando sabores, fazendo combinações e testando variações.
São perfeitos por si só, mas também como acompanhamento de outras sobremesas como crepes, panquecas e waffles.
Agora com o Zé Maria começo a ter outras preocupações. Ele já não é propriamente um bebé e, como está habituado a comer tudo aquilo que nós comemos, não me sinto confortável em negar-lhe um gelado se ele me vir a comer e me pedir. Sim, ele nunca comeu gelado…
Mas receitas de gelado mais saudável não faltam. Gelados sem açúcar ou natas, apenas adoçados pela própria fruta. Já tinha feito gelado de banana e pepitas de chocolate, utilizando para isso apenas algumas banana já bem maduras que congelei. E foi isso que novamente me ocorreu ao olhar para umas bananas já muito escuras que estavam na fruteira. Experimentar fazer uns gelados de fruta triturada, para depois poder oferecer ao Zé Maria, caso ele me peça.
A inspiração até veio do novo livro do José Avillez, que tem lá umas receitas muito parecidas, apesar de recorrer também ao mel para ajudar a adoçar, e ao cacau, e que para já eu evitei. Porque entretanto isto levanta-me outro problema. Se oferecer gelado ao Zé Maria, como é que lhe explico que os gelados que a mamã faz em casa ele pode comer, e não pode comer os gelados que se vendem fora de casa? É também por isto que não sou apologisto de bolos e bolachas preparados especialmente para as crianças porque, a partir de uma certa idade em que começam a reparar em tudo o que há e se come à volta deles, como lhe consigo explicar que pode comer bolo em nossa casa, mas não pode comer em casa da avó, da tia, dos primos?
O que é certo é que fiz estes geladinhos para ele, mas ele até ao momento ainda não os comeu… Eu pelo contrário já provei dois. O melhor de tudo é que são apenas fruta e não estragam a dieta!
(Claro que estou de “dieta”. Sou gaja, estamos quase no verão, tenho um casamento e entretanto e tenho de “caber no vestido!)

Vou já começando a avisar que este ano também estarei presente na Feira do Livro de Lisboa. Dia 28 de Maio, sábado, pelas 18h, no stand da Esfera dos Livros. Terei todo o gosto em vos conhecer e conversar com quem por lá quiser e puder passar!

Ingredientes para 6 geladinhos:

4 bananas não muito grandes (eu uso banana da Madeira)
200g de frutos vermelhos variados congelados (se preferirem podem usar apenas morangos ou framboesas – mas devem estar congelados)

Preparação:

Descasque as bananas e corte-as em pedaços. Coloque-as num copo alto ou num robot de cozinha e acrescente os frutos vermelhos congelados e triture bem até obter uma pasta cremosa. Se achar que está muito preso – uma vez que vamos colocar em forminhas, acrescente uma ou duas colheres de iogurte natural, leite ou leite de coco. Misture bem.
Encha depois as forminhas de gelado cuidadosamente e leve ao congelador algumas horas.
(Nota, se não tiver forminhas de gelado coloque a mistura numa taça, cubra com película aderente, deve ao congelador e sirva depois o gelado em bolas!)

Bom Apetite!