De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita do - Geladinhos de Morango e Melancia


É difícil de explicar esta paixão por cozinhar. De ir para a cozinha e fazer aquilo que a maior parte das pessoas trás dos supermercados. O pão, o iogurte, as bolachinhas, os sumos, os gelados. É difícil conseguir explicar esta paixão por estar horas na cozinha – seja de verão ou de inverno – e de ver as coisas que fazemos com as nossas mãos a ganhar forma. A deixarem de ser um conjunto de ingredientes para passarem a ser um bolo, um caril, uma sobremesa…
De pegar em farinha, fermento e água e passado umas horas termos um pão. De pegar em açúcar, ovos, farinha e manteiga e termos um bolo. 
É principalmente difícil de explicar a quem acho que é uma perda de tempo – ou quem diz que não tem tempo – porque é que o tempo que passamos na cozinha é tão maravilhoso e nos faz sentir quase mágicas, porque conseguimos transformar ingredientes em coisas boas de comer.
Também não conseguimos bem explicar o entusiasmo porque temos uma nova forma de bolos, porque finalmente descobrimos um ingrediente que queríamos muito, ou porque há uma nova loja de artigos de cozinha perto de nossa casa.
O entusiasmo com que recebo o senhor da transportadora de cada vez que chega com uma encomenda de algo que comprei – sabe-me sempre a natal e a abertura de presentes. Daquele entusiasmo de ter algo de tão desejado. Talvez só as pessoas que falam esta linguagem consigam percebam esta felicidade.
No dia em que o novo molde de gelados de pau chegou cá a casa, foi Natal em Julho. O entusiasmo foi tão grande que o molde foi imediatamente lavado e em minutos havia geladinhos no congelador com os ingredientes que havia cá em casa. Melancia e Morango e uns gelados que se revelaram irresistíveis.

Ingredientes para 8 gelados:

110g de açúcar
180ml de água
150g de Melancia (sem casca ou pevides)
150g de morangos
2 colheres de sopa de sumo de limão

Preparação:

Num tacho misture o açúcar com a água e leve ao lume, mexendo até dissolver o açúcar. Quando o açúcar estiver dissolvido, aumente a temperatura do fogão e deixe ferver cerca de 1 minuto. Retire do lume e acrescente o sumo de limão deixando arrefecer.
Corte depois a melancia em cubos e os morangos em pedaços e triture-os com a ajuda de uma varinha mágica até estar bem triturado. Acrescente depois a calda de açúcar e limão e envolva bem.
Verta depois a mistura nas formas de gelado (se não tiver formas de gelado utilize pequenos copos de plástico) tape e coloque o pauzinho.
Leve ao congelador cerca de 5 horas antes de servir.
Para servir desenforme os gelados (se necessário passe o molde por água quente) e sirva de imediato!

Bom Apetite!