De: As Receitas da Patanisca (Ver receita )



Receita - Gelado Bom


12 pessoas

5 ovos (coloquei 6 ovos pequenos caseiros)
200 gr açúcar (coloquei 130g)
100 gr manteiga
4 folhas de gelatina
800 gr natas frescas (coloquei 3 pacotes de 200g e os restantes 200g foram repartidos por leite e iogurte natural. Para a próxima coloco 50% de nata e 50% de iogurte grego)
1 lata leite condensado (light)
300 gr chocolate em barra (coloquei 400g)
150 gr bolacha moída ou amêndoa

Tradicional

Pique as bolachas, bata as claras em castelo e as natas em chantilly. Coloque tudo em recipientes separados. Derreta o chocolate no microondas com a manteiga e hidrate as folhas de gelatina em água e derreta-as no microondas.

Junte o leite condensado às folhas de gelatina já derretidas e envolva tudo nas natas batidas. Leve esta mistura ao frigorífico.

Faça uma mousse de chocolate: bata as gemas com o açúcar e junte o chocolate já derretido. Envolva nas claras em castelo e leve ao frigorífico.


Bimby

1ª Parte:

Com o copo bem seco, colque a borracha ou a amêndoa e pulverize 10 seg. na vel. 9. Retire e reserve.

Coloque a 'borboleta' na lâmina e monte as clara em castelo, programando 5 min., vel. 3 1/2. Reserve no frigorífico.

Sem lavar o copo monte as natas programando 2 ou 3 min., vel. 4 (tenha cuidado para que não passem a manteiga).

Junte o leite condensado e envolva 1 min., vel. 3. Por fim junte a gelatina derretida num pouco de água quente.Leve o preparado ao frigorífico enquanto prepara a 2ª parte.

2ª Parte:Coloque no copo o açúcar, a manteiga e as gemas e programe 5 min., temp.50º, vel.4.

Parta o chocolate em pedaços e deite no copo. Deixe derreter um pouco e bata 15 seg., vel. 6.Junte as claras em castelo reservadas e envolva, 15 seg., vel.3 e leve ao frigorífico para endurecer um pouco.

Montagem do gelado

Unte uma forma de abrir com manteiga e polvilhe com bolacha ralada. Comece a encher a forma com camadas de creme branco, creme de chocolate, bolacha ou amêndoa e assim sucessivamente até terminar. Enfeite com bolacha ralada ou raspas de chocolate.Leve ao congelador de um dia para o outro. Retire uma hora antes de servir (coloquei meia hora no frigorífico e meia hora fora do frigorífico) e enfeite com bolacha ralada ou raspas de chocolate.

Fonte: Livro Doces e Sobremesas