De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Gelado de Banana e Chocolate, Gelado de Morango e Iogurte e Gelado de Manga e Leite de Coco


O calor pede gelados. Para quem tem crianças e gosta de lhes dar algumas alternativas aos tradicionais gelados, nada melhor do que os gelados cremosos, feitos com fruta congelada, nas mais variadas combinações, e que na verdade, mais do que gelados, são fruta - comida de outra forma.
A ideia não é nova (a primeira vez que fiz, lembro-me de que os fiz num normalíssimo robot de cozinha depois de ter visto o Jamie Oliver a fazer!) e muito menos uma qualquer invenção minha.
Mas o meu rapazinho mais velho adora estes gelados, e tenho feitos inúmeras versões, de tal maneira que já converti alguns amigos que quase nem acreditam que é apenas gelado de fruta e pouco mais.
Sendo assim deixo-vos algumas sugestões dos gelados de fruta que mais têm saído aqui por casa, e que são os nossos favoritos. Para se inspirarem!

Próximo workshop: Na Colher de Chá, em Furadouro, Ovar, no próximo dia 22 de Julho, pelas 10h, e com o tema de “Petiscos de Verão”. Inscrições e mais informações para [email protected]

Gelado de Banana e Chocolate

Descasque e corte 4 bananas maduras em rodelas e leve-as ao congelador de um dia para o outro, ou até estarem bem congeladas. Coloque depois as bananas congeladas no robot de cozinha (ou copo da liquidificadora, ou outro utensílio doméstico com força suficiente para triturar a fruta congelada) e acrescente 2 colheres de sopa de leite de coco ou iogurte natural e triture bem até obter um gelado de textura cremosa. Convém ir raspando as paredes do robot para ajudar a formar um gelado cremoso. Acrescente depois 50g de chocolate 70% cacau (ou outro) partido em pequenos pedaços e envolva bem. Coma de imediato. (Também pode guardar o gelado que sobrar numa caixa plástica no congelador. Convém depois retirar uns momentos antes de comer. Se estiver muito duro, volte a triturar no robot de cozinha até obter a consistência desejada!)

Gelado de Morango e Iogurte

Lave e retire o pé a 300g de morangos. Corte-os depois em pedaços pequenos e leve ao congelador de um dia para o outro, ou até estarem bem congelados. Coloque depois os morangos congelados no robot de cozinha (ou copo da liquidificadora, ou outro utensílio doméstico com força suficiente para triturar a fruta congelada) e acrescente 3 colheres de sopa de iogurte grego natural e duas colheres de sopa de mel e triture bem até obter um gelado de textura cremosa. Convém ir raspando as paredes do robot para ajudar a formar um gelado cremoso. Coma de imediato. (Também pode guardar o gelado que sobrar numa caixa plástica no congelador. Convém depois retirar uns momentos antes de comer. Se estiver muito duro, volte a triturar no robot de cozinha até obter a consistência.

Gelado de Manga e Leite de Coco

Descasque e corte 1 manga madura em pedaços e leve-os ao congelador de um dia para o outro, ou até estar bem congelado. Coloque depois os pedaços de manga congelados no robot de cozinha (ou copo da liquidificadora, ou outro utensílio doméstico com força suficiente para triturar a fruta congelada) e acrescente 3 colheres de sopa de leite de coco (a parte sólida da lata de leite de coco que convém deixar no frigorífico de um dia para o outro) e triture bem até obter um gelado de textura cremosa. Convém ir raspando as paredes do robot para ajudar a formar um gelado cremoso. Coma de imediato. (Também pode guardar o gelado que sobrar numa caixa plástica no congelador. Convém depois retirar uns momentos antes de comer. Se estiver muito duro, volte a triturar no robot de cozinha até obter a consistência desejada!)


Bom Apetite!