De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita do - Geleia de Maçã e Canela


A aproximação de Dezembro e do Natal, faz com que os cabazes comecem, aos poucos e poucos a ganhar forma. 
As muitas maçãs acabaram em tartes e purés, que fomos comendo, e também num chutney e duma deliciosa geleia de maçã e canela que é uma óptima maneira de não desperdiçar nada, pois aproveitam apenas os caroços da maçã. Fui guardando os caroços de todas as maçãs – num saco no frigorífico – as que utilizei para os purés, tartes e afins, e depois, foi só fazer a geleia. 
É uma solução que evita o desperdício e que, com um pouco de açúcar se pode transformar num simpático presente de comer para o natal.
Ainda faltam algumas semanas para o natal, mas há que começar a “guardar” para a época festiva. Quem já começou a tratar do mesmo?

E continuam as inscrições para os workshops:
Em Coimbra, na Baking Day, no dia 6 de Novembro, das 10h às 13h, vamos fazer “Presentes de Comer” para vos inspirar para os cabazes de Natal. (Inscrições e informações para [email protected])

No Porto, nos Workshops pop-up, dia 19 de Novembro, das 15h às 18h, para “Mais Receitas Rápidas e Económicas para Impressionar”. O ultimo workshop esgotou num instante e eu vou voltar com novas receitas. Inscrevam-se quanto antes para não ficarem de fora! (Inscrições e informações para [email protected])

Ingredientes para cerca de 8 frascos de 150ml:

cerca de 600g de caroços de maçã
2 litros de água
1kg de açúcar
2 paus de canela

Preparação:

Num tacho coloque a água e os caroços de maçã e deixe ferver em lume brando, até o líquido ter reduzido para cerca de metade, e os caroços de maçã terem libertado a pectina. Coe depois essa mistura, com um coador fino ou através de uma gaze fina e meça o líquido (eu tinha cerca de 1,4 litros). Acrescente depois o açúcar e os paus de canela e leve novamente ao lume a ferver em lume brando até a geleia estar no ponto.
Coloque depois a geleia ainda quente em frascos previamente esterilizados, e coloque-os depois de cabeça para baixo durante cerca de 30 minutos. Guarde-os depois num local fresco e seco.

Bom Apetite!