De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Gnocchi de Batata Doce


Os primeiros gnocchi que fiz, foram de uma receita do José Avillez, de uns gnocchi de queijo fresco.
Entretanto acho que já tinha experimentado mais uma ou duas vezes, mas sem colocar no blogue.
Desta vez aventurei-me numa versão com batata doce, e ficaram deliciosos. O Zé Maria adorou, e só pedia mais e mais.
Dão um bocadinho de trabalho, mas são uma excelente alternativa para variar a alimentação de todos os dias. Para fugir aos acompanhamentos mais convencionais, ou criar um prato vegetariano ou “meat free” diferente.
Eu comi os meus apenas com pesto e parmesão, mas os homens da casa acompanharam com um restinho de carne assada. Ambas as versões deixaram a vontade de prepara gnocchi mais vezes.
Nunca fizeram? Deixo-vos o desafio de experimentarem.


Ingredientes para 2 pessoas:


250g de batata doce
1 ovo
sal q.b.
noz moscada q.b.
140g de farinha 
2 colheres de sopa de amido de milho (Maisena)
azeite q.b.
Preparação:


Descasque a batata doce e corte-a em cubos. Leve-a a cozer em água temperada de sal até que as batatas estejam macias. Retire do lume e deixe a escorrer muito bem até que as batatas estejam frias.
Coloque depois as batatas bem escorridas numa taça e esmague com um garfo. Junte o ovo e tempere com o sal e a noz moscada. Misture bem.
Numa outra taça coloque a farinha e o amido de milho e misture bem.
Junte cerca de 2/3 da mistura de farinha à batata doce e amasse até obter uma mistura húmida, mas que não se deve agarrar às mãos. Se necessário vá acrescentando mais da farinha reservada até a massa deixar de estar peganhenta.
Polvilhe depois uma superfície com farinha e divida a massa em dois, fazendo rolos com cerca de 1cm de diâmetro. Corte depois em pequenos pedaços com cerca de 2,5cm e com a ajuda de um garfo previamente passado por farinha marque cada um dos gnocchi.
Leve depois uma panela ao lume com água temperada de sal, e deixe levantar fervura.
Junte depois cerca de 15 gnocchi de cada vez e deixe-os cozinhar ate que flutuem até à superfície da água, cerca de 1 minutos. deixe-os depois ficar cerca de 3o segundos e retire-os com uma escumadeira. Repita até estarem todos cozinhados.
Sirva envolvidos em pesto, com parmesão e regados com um pouco de azeite, ou como acompanhamento de carnes estufadas com muito molho.


Bom Apetite!