De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita do - Gratinado de Batata Doce no Forno com Camarão


Aos poucos e poucos começo com novas rotinas. Coisas que há muito que ando para começar a fazer mas que, por um motivo ou por outro adiava. “Começo na próxima semana…” e as semanas iam passando e as novas rotinas sendo adiadas. E depois comecei. Sem data marcada. Decidi começar, aos poucos e implementar essas novas rotinas que tanto queria, mas que por preguiça  (principalmente) estava a ser difícil de começar.
Às vezes demoramos um bocadinho a perceber que há coisas que só dependem mesmo de nós. Às vezes precisamos de um empurrão, de um abanão, de uma conversa especial, de um click, … de qualquer coisa para pararmos de nos queixar e começar a fazer. Basicamente foi isso. Deixei de adiar o que eu queria fazer – e que só dependia mesmo de mim – e passei a fazer. E tenho feito. 
Decidi que queria coisas diferentes para 2017. E tenho feito por isso. Começo a acreditar que realmente a diferença está em nós, e na nossa maneira de ver as coisas. E coisas pequenas e tão, mas tão simples têm feito uma enorme diferença na maneira como me sinto.
Todos os dias são excelentes dias para se decidir fazer algo de uma forma diferente. E dizem que novos hábitos só levam 21 dias a “instalarem-se”.
Entra coisas tão básicas e simples como acordar 20 minutos mais cedo, ter mais ou menos uma hora fixa de deitar ou organizar (ainda mais) o nosso dia a dia, só dependem mesmo de nós.
E que ninguém detenha uma pessoa motivada!

(E uma das melhores receitas dos últimos tempos!) 

Ingredientes para 2 pessoas:

1 batata doce roxa
1 batata doce laranja
100ml de natas
sal e pimenta q.b.
350g de miolo de camarão (calibre grande)
3 dentes de alho
azeite q.b.
1 malagueta seca
coentros frescos q.b.

Preparação:

Descasque as batatas. Com a ajuda de uma mandolina rale a batata em palitos muito finos, como se fosse para fazer batata palha. Se não tiver uma mandolina corte fatias finas e depois faça palitos com a ajuda de uma boa faca. Seque bem as batatas num pano de cozinha, e coloque-as no fundo de um tabuleiro que possa ir ao forno e à mesa. Tempere com sal e pimenta e regue com as natas, envolvendo bem. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos. (O obectivo é que as batatas cozinhem com as natas até se tornarem macias, e não ficarem crocantes!)
Entretanto descasque os dentes de alho e lamine-os. Leve uma frigideira ao lume com azeite e acrescente os dentes de alho laminados e a malagueta. Junte depois o miolo de camarão e tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe cozinhar até o camarão estar rosado, mas não o deixe secar.
Assim que a batata estiver cozinhada – macia e sem líquido – retire do forno. Sobre as batatas coloque o miolo de camarão e regue com o azeite de os fritar e termine polvilhando com coentros frescos picados.
Sirva de imediato!

Bom Apetite!