De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Gratinado de Pescada com Alho Francês, Cenoura e Ovo Cozido


As ementas cá de casa continuam a ser feitas como sempre, sem nos deixarmos alarmar com a OMS e o “filme” das carnes processadas e das carnes vermelhas. Por aqui a moderação há muito que faz parte da nossa alimentação. Raramente consumimos produtos processados, enchidos de vez em quando, e carnes vermelhas da melhor qualidade possível 1 ou duas vezes por semana. Porque há muito que se sabe que em excesso todos estes produtos fazem mal.
O que é necessário, na minha opinião, é não alarmar erradamente as pessoas, mas sim educá-las a fazer escolhas saudáveis e a comerem de forma equilibrada e o mais variado possível. 
Vende-se a ideia de que comer melhor é mais caro, algo com que eu não estou totalmente de acordo. Muitas pessoas que comem regularmente alimentos processados fazem-no mais por uma questão de “preguiça” ou suposta falta de tempo para cozinhar, do que por questões monetárias. E basta fazer duas ou três contas que chegamos a essa conclusão. Um  menú de hamburguer de uma cadeia de fast food pode custar cerca de 6 euros por pessoa. Garanto-vos que se conseguem fazer refeições para 4 pessoas por esse valor sem recorrer a comida processada. É preciso é preparar os alimentos, perder tempo a cozinhar em que se podia estar a fazer outra coisa, mas é possível comer melhor, sem recorrer  - numa base regular - a alimentos processados ou carne vermelha em excesso.
Acreditem que não tenho nada contra alimentos processados. Raramente os compro ou consumo, mas entram muito ocasionalmente cá em casa e na nossa alimentação. Exatamente porque o fazemos esporadicamente, não acho que seja por isso que nos vão fazer mal. Moderação é essencial.
E hoje há pescada gratinada aqui no blogue só porque sim.

Ingredientes para 3 pessoas:

4 lombinhos de pescada
2 ovos
400g de batatas
1 alho francês
2 cenouras pequenas
1 molhinho de salsa
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
300 ml de molho bechamel (eu uso caseiro)
pão ralado q.b.

Preparação:

Descasque as batatas e corte-as em cubos pequenos. Leve-as a cozer numa panela com água e sal, juntamente com os ovos.
Entretanto corte o alho francê em rodelas e lave-o bem para libertar todas as impurezas. Descasque as cenouras e rale-as. Reserve.
Leve ao lume um tacho com um pouco de azeite e deixe aquecer um pouco. Junte o alho francês e a cenoura e deixe refogar um pouco. Junte depois os lombinhos de pescada previamente cortados em cubos e tempere a gosto dam um pouco de sal e pimenta, e acrescente a salsa picada. deixe refogar uns minutos em lume brando até o peixe estar cozinhado.
Assim que as batatas estiverem cozidas escorra-as bem e envolva-as na mistura de peixe e legumes. Descasque os ovos, corte-os em quartos ou rodelas e misture-os também à mistura de peixe e batatas.
Coloque tudo num tabuleiro que possa ir ao forno e cubra depois com o molho bechamel e polvilhe tudo com um pouco de pão ralado.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC e com o grill ligado,  apenas para gratinar a superfície.
Sirva com uma salada verde ou legumes cozidos.


Bom Apetite!