De: Cinco sentidos na cozinha (Ver receita )



Receita - Guacamole

Sempre pensei que não gostava de guacamole, nunca tinha provado abacate mas tinha curiosidade em experimentar. Comprei uma vez um abacate para fazer guacamole mas não saiu bem e não ficou nada bom. Na altura não percebi porquê.

Foi ao ver um programa do Jamie Oliver que percebi a razão: o abacate não estava maduro. Segundo Jamie Oliver, técnica testada cá em casa, o abacate só está bom para o guacamole se ao apertarmos o caroço sair logo, ou seja, tem de estar mesmo muito maduro. Assim, desta vez com o dito abacate maduro correu muito bem e fiquei completamente fã de guacamole. É uma entrada simples de fazer e acreditem: é mesmo muito bom! Deixo a sugestão esperando que gostem!

Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade – fácil
Tempo de confecção – 5 m

Ingredientes

  • 1 abacate bem maduro
  • 1 cebola pequena
  • sumo de lima q.b.
  • 1 tomate maduro
  • azeite virgem extra Quinta da Romaneira q.b.
  • 6 hastes de coentros 
  • sal e pimenta preta q.b.

Confecção

1. Esprema o abacate até soltar o caroço ( caso não aconteça não o use para o guacamole) e retire a parte de dentro espremendo a pele. Coloque a polpa de abacate numa taça e junte a gosto sumo de lima, sal pimenta preta moída na altura, azeite.

2. Escalde o tomate e retire-lhe a pele. Corte-o em pequenos cubos e junte ao abacate, bem como a cebola finamente picada.  Esmague tudo muito bem com um garfo.  Prove e se necessário retifique os temperos.

3. Coloque numa tigela o guacamole. Regue com um fio de azeite e se desejar sirva com um pouco de malagueta cortada e coentros. Acompanhe com tortilhas.

Nota

Para esta receita usei o seguinte produto:

Azeite virgem extra Quinta da Romaneira