De: O mundo das receitas (Ver receita )



Receita do - Jesuítas

Os Jesuítas são um pastel típico da confeitaria tradicional portuguesa, mais propriamente de Santo Tirso. Não há quem não conheça os jesuítas da confeitaria Moura. Esta confeitaria tem mais de 100 anos e, segundo investigações, este pastel, tal como os restantes folhados deste establecimento, surgiu pelas mão de um pasteleiro espanhol aí empregado. Foi ele que deu o nome a essa iguaria dado que quando esteve em Espanha teria trabalhado como cozinheiro numa comunidade de padres jesuítas em Bilbao.

E fiquei bastante admirada quando vi a receita num dos livros da Bimby. Nunca imaginei que seria tão simples recriar esta delícia e decidi de imediato meter mãos à obra. Ficaram óptimos, apesar de não se compararem aos originais

. Comeram-se num abrir e fechar de olhos


Ingredientes:
2 placas de massa folhada congelada iglo
250 g de açúcar
1 clara de ovo
1 colher de chá de sumo de limão
100g de amêndoa granulada para enfeitar (não pus)

Óleo em Spray Espiga

Pulverizar o açúcar durante 10 segundos à velocidade 9. Com a espátula baixar o açúcar. Adicionar a clara do ovo e o sumo de limão. Seleccionar 20 segundos à velocidade 4. Reservar.

Estender a massa folhada até que esteja com uma espessura de 0,5 mm. Cortar em triângulos do tamanho desejado e colocar num tabuleiro untado com óleo em spray Espiga.

Espalhar o glacê uniformemente sobre a massa deixando 1 cm de borda. Levar ao forno pré-aquecido a 200 °C até ficarem douradinhos e folhadinhos.