De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - “Lasanha” de Courgete com Bacalhau e Alho Francês


Com a mudança de casa, e o facto de agora ter um pequeno jardim, aproveitei um canteiro ao longo do jardim para o transformar numa mini-horta. Temos morangos, alfaces e tomate cereja, espinafres, pimentos e beringelas e também coloquei uns pés de courgete. Mas as nossas courgetes não vingam… Ou seja começam a crescer, e quando começam a ter cerca de 10 cm, começam a murchar e a amarelecer. E portanto nunca conseguimos colher nenhuma.
Mas valem-me os amigos que têm courgetes – e muitas – e não sabem o que lhes fazer. O Nuno, que me trouxe uma gigante, e o Paulo e a Cláudia que partilham connosco as muitas courgetes que o pai do Paulo tem tido.
Portanto, não têm faltado courgetes por aqui, e há que as utilizar das mais variadas maneiras. Desta vez acabaram como “folhas” de lasanha, numa receita que apesar de ser um pouco diferente, fica muito boa, saborosa e leve, óptima para dar conta do excesso de courgetes.
Experimentem que vale a pena!

Ingredientes para 4 pessoas:

2 courgetes médias
400g de migas de bacalhau demolhadas
2 cebolas
1 alho francês grande
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
3 dentes de alho
1 folha de louro
queijo ralado q.b. (usei mozarella)

Preparação:

Descasque as cebolas e corte-as em rodelas finas. Corte também o alho francês e lave-o bem para que liberte todas as impurezas.
Descasque as courgetes e corte-as no sentido do comprimento em tiras finas, e tempere-as de sal e com um pouco de azeite. Reserve.
Leve um tacho ao lume com a cebola em rodelas, o alho francês, a folga de louro, os dentes de alho picados e um pouco de azeite. Deixe refogar um pouco, até que diminua de volume e comece a ficar translúcido e acrescente depois as migas de bacalhau bem espremidas. Deize cozinhar durante alguns minutos, até que o bacalhau esteja cozinhado. Retifique de sal e de pimenta.
Leve uma chapa ou um grelhador ao lume e deixe aquecer bem. Cozinhe depois as fatias de courgete de ambos os lados até que fiquem macias. Reserve.
Para montar a “lasanha”, comece por colocar um pouco da mistura de bacalhau no fundo de um  pirex. Coloque depois umas fatias de courgete cozinhada, repita com mais bacalhau e mais fatias de courgete, até esgotar os ingredientes e acabando com fatias de courgete. Cubra depois com o queijo ralado e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até que o queijo derreta e fique ligeiramente dourado.
Sirva com uma salada.

Bom Apetite!