De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - “Lasanha” de Courgete com Carne de Porco e Queijo Gouda


Sou e serei sempre uma “home cook”. Ou seja, cozinho apenas para o meu marido, filhos, amigos e família. Não sei grandes técnicas de cozinha, nem receitas muito complicadas. Gosto de experimentar, de “inventar”, de misturar e de fazer coisas mais ou menos diferentes. De variar em ingredientes e combinações. De experimentar cozinhas de outros países, e até de fazer receitas vegetarianas ou vegans ou paleo, ou sem hidratos de carbono. Gosto essencialmente de comida. De pegar e transformar os alimentos, seja para fazer a coisa mais simples deste mundo, como uns ovos mexidos, seja para fazer um bolo em camadas, mesmo que as minhas camadas fiquem tortas, o bolo a parecer a torre de Piza, mas, desde que saiba bem, e tenha bons ingredientes, está perfeito para mim e para os meus.
E é essa “paixão” que gosto de passar, por exemplo, nos meus workshops. Não tem tanto a ver com “aprender” a cozinhar, mas sim em partilhar receitas e bons momentos, dicas e sugestões. Porque eu não tenho nada para ensinar. Mas tenho uma paixão pela cozinha que gosto de partilhar, para poder levar outros a gostarem tanto quanto eu, e deixarem de fazer da cozinha - a cozinha de casa e de todos os dias - um bicho de sete cabeças. É essa a minha pretensão. É assim que se tem feito este caminho de quase 11 anos. De partilha de receitas - seja da avó, de livros, de revistas, de chefs, de cozinheiros, de restaurantes, de invenções

- mas principalmente de partilha pelo gosto de cozinhar. De tornar a cozinha um prazer e não um frete. De mostrar que é mesmo “um modo de amar os outros”.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 courgetes não muito grandes
sobras de carne de porco assada previamente desfiada (no meu caso sobras de pulled pork que fiz na slowcooker)
4 fatias de queijo gouda
100 ml de natas ou creme fraiche
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
folhas de mangericão fresco q.b.

Preparação:

Lave as courgetes e corte-as no sentido longitudinal em fatias finas. Tempere depois a courgete em fatias com sal, pimenta e um pouco de azeite e leve-as a grelhar até que fiquem macias. Reserve.
Num tabuleiro que possa ir ao forno e à mesa coloque uma camada de fatias de courgete. Cubra com a carne e por cima da carne disponha metade das fatias de queijo. Cubra com uma mova camada de fatias de courgete grelhada e por cima desta disponha o restante queijo. 
Regue com as natas e coloque umas folhas de mangericão.
Leve ao forno previamente aquecido a 200ºC apenas para gratinar, cerca de 15 a 20 minutos.
Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!