De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Legumes Salteados com Caril com Lombinho de Porco Assado


A cabeça vai pensando nas férias, sabendo que estão quase a chegar. Por aqui o dia começa com chuva e o tempo nem parece de verão. Os pêssegos estão numa cesta, na bancada da cozinha, à espera de serem transformados em compota.
E é o último dia da escola do meu rapazinho mais crescido, e a partir de amanhã, e antes de irmos de férias, temos muitas brincadeiras e coisas para fazermos.
Mas continua a ser necessário cozinhar, e as coisas simples têm mesmo feito parte das nossas preferência pelos mais variados motivos.
O lombinho temperado e guardado no frigorífico, pronto a colocar no forno. E os legumes temperados, para saltear, ganham vida apenas com um toque de caril.
Simples e bom.

Ingredientes para 2 pessoas (com sobras):

1 courgete não muito grande
1 pimento vermelho
1 cebola 
2 dentes de alho
20 tomates cereja
1 colher de chá de pó de caril
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

1 lombinho de porco pequeno
1 colher de sobremesa de massa de pimentão
2 dentes de alho
50ml de vinho branco
sal e pimenta q.b.
1 folha de louro

Preparação:

Comece por preparar o lombinho de porco. Coloque-o num pirex ou assadeira e tempere com sal, pimenta, os dentes de alho picados, a massa de pimentão, o louro partido e regue com o vinho branco. Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos a 1 hora. Para não secar cubra com papel de alumínio durante a assadura.
Para os legumes, corte a courgete em cubos, a cebola em meias luas não muito grossas, o pimento também em cubos e o tomate cereja ao meio. Pique os dentes de alho.
Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e acrescente os legumes, o alho picado e o pó de caril. Tempere com sal e pimenta a gosto e deixe saltear, mexendo de vez em quando até que os legumes fiquem macios e cozinhados.
Sirva o lombinho em fatias com os legumes salteados e, se gostar acompanhe ainda com uma salada.


Bom Apetite!