De: As receitas lá de casa (Ver receita )



Receita do - Legumes salteados com frango

Peito de frango com legumes salteados

Os peitos de frango são mais ou menos como o bacalhau. Basicamente dão para fazer de qualquer maneira. Lá em casa uso-os muito exatamente pela versatilidade que apresentam. Muitas vezes deixo-os a descongelar de manhã, sem saber muito bem como os vou fazer para o jantar. Estes saíram salteados com legumes e acompanhados com um pouco de arroz branco. E sim, eu sei que hoje é o World Bread Day. Mas como já vos tinha dito a cozinha e eu temos andado um bocadinho às avessas e o tempo tem escasseado. Valem-me algumas receitas que foram ficadas esquecidas nas gavetas do tempo. Mas parece que a vontade de voltar aos tachos está novamente a chegar. São fases. Mas este WBD vai passar um bocadinho ao lado. Peço desculpa a quem pensava encontrar por aqui hoje um pãozinho a sair do forno…

2 peitos de frango
½ pimento vermelho
1 cebola média
1 alho francês
100g de cogumelos frescos
5 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeitonas pretas descaroçadas e fatiadas
1 mão cheia de rebentos de feijão mungo fresco ou rebentos de soja (pode ser difícil de encontrar… podem optar por não usar!)
Azeite, molho de soja, uma pitada de sal

O segredo destas receitas é começar por preparar todos os ingredientes antes de acender o lume. Por isso comecemos por aí. Partir o frango em tiras finas e reservar temperado com uma pitada de sal. Fatiar finamente o pimento, a cebola, o alho francês, os cogumelos e os alhos. Lavar bem os rebentos de feijão mungo.

Levar uma frigideira ao lume com um fio de azeite. Quando estiver quente juntar a cebola, o alho e o alho francês. Deixar amaciar e alourar. Juntar de seguida as tiras ou cubos de frango. Envolver e deixar cozinhar até todo o frango ter ganho cor. Juntar o pimento, os cogumelos e os rebentos de feijão mungo. Envolver e levantar um pouco o lume pois estes últimos ingredientes irão libertar um pouco de água. Ir envolvendo na frigideira todos os ingredientes. Quando os líquidos começarem a desaparecer juntar cerca de uma colher de sopa de molho de soja, as azeitonas e envolver novamente. Deixar cozinhar por mais 2 ou 3 minutos e retirar do lume. Servir acompanhado de arroz branco.

Bom apetite!

Peito de frango com legumes salteados