De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Lombinhos de Peixe com Espinafres, Molho de Coco e Curcuma


Mais um fim de semana que passou, e estamos cada vez mais próximos do Natal. O tempo por aqui passa a correr, e este fim de semana, que para nós até foi “prolongado”, ainda passou mais depressa, tantas eram as coisas que tínhamos para fazer e organizar. Mesmo assim, e apesar de 4 dias em casa, não houve tempo para tudo.
Entre um workshop de receitas de natal, com direito a uma verdadeira mesa de natal com bacalhau, peito de peru recheado, entradas deliciosas e verdadeiras sobremesas de natal, onde não faltou o bolo rei, as azevias e o tronco de natal, ir com os miúdos visitar o presépio do Espinhal, piqueniques à sombra da árvore de natal e mais um dos nossos fabulosos jantares de domingo à noite com casa cheia, ainda houve tempo para preparar mais uns presentes de comer e dar finalmente uso à abóbora que a Áurea me trouxe. Transformei 4 quilos de abóbora em 14 saborosos presentes que estão ali à espera da decoração final.
Mas dezembro não é só presentes e natal, e nestes dias também foi preciso dar finalmente uma volta aos meus armários despenseiros. Nada como aproveitar para dar um salto ao IKEA, e descobrir soluções para tornarem a minha cozinha mais funcional, mesmo a tempo da azáfama do meu aniversário, dos restantes presentes de comer, da mesa de natal e de fim de ano. (E se quiserem ficar a saber mais acerca disso, nada melhor do que darem um saltinho até ao Economia cá de Casa, para ficarem a saber todas as novidades: aqui!) É claro que com as soluções de organização vieram também outras coisas e temos finalmente mais um cantinho aqui de casa orientado…
No meio disto tudo houve um António muito adoentado com um virus chato e, portanto, muito rabugento. E presentes de natal que se encontram guardados no sotão para ser embrulhados, e que ainda não foi desta que se viram devidamente decorados para as festividades.
Ah!! E fiz umas deliciosas broinhas de batata doce e mel duas vezes nestes 4 dias. Receita da querida Vera que partilharei aqui em breve, de tão boas e simples que são.
De qualquer maneira por aqui foram uns dias muito produtivos. E por aí?

Ingredientes para 2 pessoas:

4 lombinhos de pescada
1/2 lata de leite de coco
125g de espinafres frescos
sal e pimenta q.b.
azeite q,b,
2 dentes de alho
1 colher de chá de curcuma (açafrão das índias)

Preparação:

Comece por preparar os espinafres. Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e os dentes de alho laminados e quando estes começarem a fritar acrescente os espinafres arranjados e lavados. Deixe saltear em lume forte até que murchem e tempere de sal e pimenta. Reserve.
Entretanto coloque os lombinhos de pescada no fundo de um tabuleiro ou prato que vá ao forno e tempere-os com um pouco de sal e pimenta. Cubra os lombinhos com os espinafres salteados (e se tiverem muito líquido, escorra-os bem). Misture o leite de coco com o acafrão e regue os lombinhos com esta mistura.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos, ou até os lombinhos estarem cozinhados.
Sirva com arroz basmati.

Bom Apetite!