De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Lulas Recheadas com Molho de Vegetais


A vida das pessoas leva muitas voltas. Umas mais esperadas do que outras. Umas que nos transformam e nos tornam mais fortes, e outras que nos fazem ficar muito mais felizes. Dizemos sempre que é a vida, porque na realidade a vida é mesmo assim.
Quando aqueles de quem gostamos, que são nossos amigos passam por momentos menos bons, pouco mais temos a fazer do que dar o nosso ombro amigo e ouvir. Deixar desabafar. Porque às vezes os amigos não servem para dar conselhos, opiniões ou afirmar as nossas certezas. Muitas vezes os amigos servem apenas para estar disponíveis para ouvir. E ouvir. E se necessário voltar a ouvir, juntamente com um sorriso e um “estamos aqui”.
Apesar de ser mesmo assim, ás vezes custa um bocadinho falar das nossas coisas boas, da nossa alegria e das nossas conquistas, quando ao nosso lado há quem esteja a passar fases atribuladas, com dúvidas de seu futuro, sem saber o que vai acontecer e a passar por alguma forma de sofrimento e de dor.
O nosso ombro amigo está aqui. E aqui, esperamos poder ajudar. Nem quando o ajudar é apenas e só ouvir, e estarmos aqui, para o que der e vier. Qualquer que seja o desfecho.



Ingredientes para 2 pessoas:


6 lulas médias limpas (e com os tentáculos) (boas para rechear)
150g de sobras de carne assada, grelhada ou de chouriço
1 cenoura
4 cogumelos
1/2 pimento verde
1 cebola grande
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
salsa q.b.
1 tomate maduro
1/2 limão
100ml de vinho branco (ou água)


Preparação:


Tempere as lulas com um pouco de sal e pimenta e reserve.
Coloque depois no robot de cozinha os tentáculos das lulas, as sobras de carne ou o chouriço, a cenoura em pedaços, 1/2 cebola, um pouco de salsa e pique tudo até ficar com um picadinho, mas não necessariamente uma papa. Tempere com um pouco de sal, pimenta e raspa de limão e mexa bem.
Divida bem o recheio pelas lulas e prenda-o com um palito.
Leve depois um tacho ao lume com a restante cebola picada e o azeite e deixe refogar um pouco. Acrescente depois o toante em cubos, os cogumelos laminados, o pimento em cubinhos e deixe cozinhar uns minutos. Acrescente o vinho branco e tempere com um pouco de sal e pimenta. Acrescente depois as lulas e deixe-as cozinhar em lume brando, cerca de 20 a 30 minutos (até que as lulas estejam bem cozinhadas). Retire as lulas do tacho e com a ajuda da varinha mágica triture o molho, de modo a ficar com um molho grosso. Retifique os temperos.
Sirva as lulas juntamente com o molho de vegetais e acompanhe com arroz branco.


Bom Apetite!