De: As Receitas da Patanisca (Ver receita )



Receita do - Marmita para a primavera: cuscus com beringela

A Ana do blogue Marmita, que conheci recentemente, lançou um desafio muito interessante: criar receitas para levar para o trabalho que estejam associadas à primavera. Optei por escolher ingredientes simples, que abundam habitualmente nesta época do ano. A combinação do tomate, manjericão e beringela é simples, mas muito saborosa. Experimentem aromatizar o cuscus com chá, fica muito melhor!
 
Para cerca de 3 pessoas
 
2 beringelas grandes
1 cebola grande
2 dentes de alho
5 azeitonas pretas sem caroço
200ml de polpa de tomate (1 embalagem)
1/2 copo de vinho branco
Sal, pimenta, oregãos
1 fio de azeite
Folhas de mangericão para decorar
 
300g de cuscus
2 dl de chá bem quente (utilizei chá de menta da It by Jugais)
 
Tradicional
 
Comece por refogar em azeite a cebola e o alho bem picados. Junte o tomate e deixe apurar. Adicione a beringela (com casca) cortada em cubos pequenos, o vinho branco, os temperos e as azeitonas. Deixe ferver até obter um estufado bem apurado. Rectifique os temperos.
 
Bimby
 
Comece por refogar em azeite a cebola e o alho bem picados (picar: 5seg/vel5, refogar 7min/100º/Vel. colher). Junte o tomate e deixe apurar (15min/100º/Vel. colher). Adicione a beringela (com casca) cortada em cubos pequenos, o vinho branco, os temperos e as azeitonas. Deixe ferver até obter um estufado bem apurado (30min/100º/vel. colher inversa). Adicione um pouco de água se necessário. Rectifique os temperos.
 
Para fazer o cuscus, junte o cuscus ao chá bem quente, tempere com sal e pimenta, tape bem o recipiente (costumo utilizar tampas herméticas) e deixe cozer durante 10 minutos. Mexa com um garfo e sirva.