De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Molho Barbecue


Não há forma de fugir ao verão, ao calor ao sol. Quer se goste muito ou pouco, o calor está aí, abundante e forte e para durar.
As comidas favoritas são agora mais frescas, as sobremesas também. As bebidas querem-se com muito gelo, e damos ainda mais valor aos refrescantes sumos naturais, ao chá gelado caseiro e à água.
Além das comidas frescas como as saladas de tudo e mais alguma coisa, há algo que, faz parte da nossa tradição de verão: o churrasco! Seja peixe assado na brasa, com uma preferência nacional pela sardinha, seja a entremeada ou o entrecosto, os churrasco de verão não faltam por todo o lado!
Por aqui, o churrasco é a comida das férias e dos fins de semana de verão!
E, para variar um bocadinho do peixe ou da carne apenas temperado com umas pedras de sal, e lá vão eles para cima das brasas, um molho barbecue caseiro para ir pincelando a carne (particularmente delicioso com entrecosto) enquanto esta grelha na brasa e para regar abundantemente assim que sai da brasa pronto para ir para a mesa. Uma sugestão que, juntamente com outras todas dedicadas ao churrasco, partilho na revista Jardins de Julho/Agosto (já nas bancas), com a qual já colaboro desde Março e onde podem encontrar sempre boas sugestões de receitas.



Ingredientes:

600ml de coca-cola (pode ser de qualquer marca mas não pode ser nenhuma variedade light)
4 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
340g de ketchup
60ml de vinagre de Sidra
2 colheres de sopa de molho de soja
1 raminho de tomilho fresco
picante a gosto
2 colheres de sopa de sumo de limão


Preparação:


Coloque todos os ingredientes – menos o sumo de limão –  numa panela e leve a lume médio. Assim que levantar fervura reduza o lume e deixe cozinhar até reduzir, cerca de 30 a 45 minutos.
Retire a mistura do calor e  junte o sumo de limão, retificando os temperos.
(Poderá depois guardar o molho em frascos, previamente esterilizados, no frigorífico.)
Utilize depois para pincelar a carne da sua preferência (em particular carne de porco, como entrecosto, entremeada ou até costeletas) enquanto grelha no churrasco, e também assim que fica pronta e antes de levar para a mesa.


Bom Apetite!