Receita - Molotof
Apesar de ser um doce muito apreciado cá em casa, confesso que já me pregou alguns dissabores. Mas em dia da mãe (não que eu aceite muito bem estas datas), e tendo de haver uma sobremesa especial, resolvi dar-lhe uma trégua e seguindo alguns passos, ficou PERFEITO!!
8 claras de ovos
8 c. de sopa de açúcar
1 c. de chá de fermento Royal
Caramelo líquido
250 ml de água
1 casquinha de limão
Leve ao lume num tachinho, a água com o açúcar e a casca de limão. Assim que ferver, mantenha por mais 5 minutos, enquanto vai mexendo. Retire a calda do lume e deixe arrefecer mas sem a casca de limão. Passe as 8 gemas por uma peneira e assim que a calda estiver morna misture-as bem. Leve de novo ao lume mexendo sempre, até começar a engrossar. Retire, mexa mais um pouco e deixe arrefecer.
Deite as claras numa taça bem limpa e seca, juntamente com a pitada de sal e bata até ficarem em castelo firme. Depois e aos poucos, vá adicionado as colheres de açúcar, batendo bem até ficar em merengue.
Por fim, adicione a colher de maizena, o fermento (segredinho que a minha amiga Fernanda me confidenciou), e o caramelo e bata mais um pouco.
Deite as claras na forma e espalhe com a ajuda de uma colher, batendo de seguida com a forma na bancada de modo a que não fiquem bolhas de ar no molotof.
Pré-aqueça o forno a 180º C e coloque a forma lá dentro sobre um tabuleiro com um pouco de água. Deixe cozer durante 8 minutos (um minuto por cada clara).
Passado esse tempo apague e sem abrir a porta, mantenha dentro o molotof por cerca de 30 minutos para que este repouse e não baixe (nunca mas nunca abra o forno).
Na hora de servir, cubra o Molotof com o doce de ovos.