De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Mousse de Requeijão e Mel com Amêndoas


Às vezes perguntam-me se gosto mais de fazer doces ou salgados. Nunca sei responder a esta questão. 
Tenho uma maior facilidade em “inventar” as receitas de todos os dias, muitas vezes de forma a aproveitar da melhor maneira o que tenho me casa, ou mesmo porque qiando vou às compras lembro-me de determinada combinação que quero fazer, apenas por ver o que me apetece comprar.
Com os doces o caso é diferente. Acabo sempre a inventar menos, ou a contar com combinações mais clássicas e receitas base, para depois adaptar a  partir daí.
Esta mousse foi uma invenção, mas inspirada numa mousse de requeijão com feijoca que comi num restaurante em Manteigas. Como gosto imenso de requeijão, achei que valia a pena adaptar a combinação de requeijão e mel numa mousse.  
Deixo-vos então a receita, com poucos ingredientes e muito rápida de preparar. E com video para, quanto mais não seja, aprenderem a fazer o crocante de amêndoas para colocarem sobre a mousse, e que lhe dá um toque final muito agradável!



Ingredientes para 4 pessoas: 

100ml de natas frescas
75g de requeijão
2 colheres de sopa de mel
50g de açúcar 
50g de amêndoas

Preparação:

Comece por colocar uma frigideira ao lume com o açúcar, e deixe-o caramelizar.
Coloque as amêndoas no tapete de silicone, e verta sobre elas o açúcar em caramelo, deixando depois arrefecer e solidificar.  
Entretanto com um garfo esmague bem o requeijão com o mel. 
Bata as natas até ficarem firmes e incorpore suavemente o preparado de requeijão com as natas. Divida a mistura por quatro tacinhas ou copinhos e coloque no frigorífico.
Pique grosseiramente o caramelo de amêndoas com um almofariz ou num robot de cozinha e, antes de servir polvilhe generosamente sobre a mousse.
Sirva de imediato.


Bom Apetite!