De: Dia de Domingas (Ver receita )



Receita - Muffins de Côco com Abacaxi e Abobrinha


Ontem foi feriado de Ascenção aqui e como todo feriado, dia de reunir-se com a família ou amigos para uma comilança

Vocês devem estar sabendo que há uma epidemia de bactéria aqui na Alemanha,não? Uma coisa muito séria, que já causou 17 mortes e centenas de internações, principalmente na Região de Hamburgo, mas que já se espalhou pelo país e até por alguns países da Europa! Até o momento os testes não indicam exatamente de onde vem essa bactéria e por isso estamos sendo aconselhados a lavar muito bem as mãos e a não comer nenhum tipo de alimento cru, incluindo frutas. Exatamente nos primeiros dias desta epidemia, eu havia comprado um abacaxi. Guardei-o na geladeira pensando em comê-lo ao natural. Devido ao desenrolar dos acontecimentos fiquei com o abacaxi lá na geladeira sem ter uma idéia de como usá-lo. Pensei em fazer algo para apresentar aqui, claro, mas não encontrava uma receita original. Finalmente, sem ter como adiar o uso do abacaxi, fui procurar entre meus livros e achei esta receita. Com o restante do abacaxi, fiz também uma geléia caseira de abacaxi e laranja. Ainda não provei, mas a aparência ficou muito boa!

Eu adaptei um pouquinho a receita do muffin, substituindo parte da farinha de trigo por côco ralado. Côco combina tanto com abacaxi, não acham? Mas vocês podem também optar por usar só a farinha, claro. Optei também por diminuir a quantidade de óleo, desnecessária, com tantos frutos na massa. Os muffins ficaram deliciosamente fofinhos e o interessante é que a textura cremosa no paladar

gostei!

MUFFINS DE CÔCO COM ABACAXI E ABOBRINHA.
Fonte: adaptada do livro "Muffins" do Dr. Oetker
Rendimento: 12 muffins grandes

Ingredientes:
150 gr. de abobrinha (courguette) ralada
100 gr. de abacaxi em pedacinhos (fresco ou enlatado)
200 gr. de farinha de trigo
50 gr. de côco ralado
2 col. de chá rasas de fermento químico
1/2 col. de chá rasa de bicarbonato
1 pitada de sal
150 gr. de açúcar
2 ovos médios
100 ml de óleo
75 ml de leitelho ou
leite (coalhado com 1/2 col. de chá de suco limão)

Instruções:
Pré-aqueça o forno à 180C. Prepare as forminhas para muffins(ou empadinhas), seja untando só com margarina se for feita de teflon, ou com margarina e farinha, caso sejam feitas de alumínio. Uma opção muito prática é usar as forminhas de papel. Faz menos sujeira e dá menos trabalho. Reserve.

Rale a abobrinha. Reserve. Corte as fatias de abacaxi em pedaços pequenos e atenção: esprema um pouquinho retirando o excesso de suco. Reserve. Numa vasilha grande junte todos os ingredientes secos, misture. Reserve.

Num outro recipiente, misture com a ajuda de um fouet ou garfo, o leite, os ovose. óleo. Derrame de uma só vez essa mistura por cima da mistura dos ingredientes secos. Bem devagar, com a ajuda de um garfo, vá incorporando o líquido e transformando tudo numa massa úmida. Não bata ou misture demais! Adicione agora a abobrinha e o abacaxi. Proceda da mesma maneira, misturando devagar e não muito. Divida a massa entre as 12 forminhas e leve para assar até dourar. Sirva morno ou frio. Conserva-se muito bem até o outro dia. Bom apetite!