De: Ana Claudia na Cozinha (Ver receita )



Receita do - Naked Cake de Abacaxi


Olá todo ano no aniversário do meu sogro sou eu quem prepara o bolo, esse ano saiu naked cake de abacaxi ou se preferir bolo pelado de creme e abacaxi queria mudar mesmo sabendo que o seu preferido é de morango como pode ver aqui fiz de leite ninho com morangos campeão de visualizações do blog e esse aqui, mas foi 100% aprovado ele amou e a família também,

Queria um bolo pelado pois tive que finalizar em Salto - Sp, mesmo sendo perto (cerca de 40 minutos, levar pronto poderia despencar e cobrir todinho não daria tempo)

Estava enjoada da minha receita de pão de ló de leite fervendo, queria mais sabor e fui buscar uma que sei que faz sucesso: o pão de ló de laranja da querida angela ora pitangas, para o creme de confeiteiro a busca para um que aguentasse a estrutura de um bolo sem cobertura, achei da Rita Lobo no Panelinha e para o doce de abacaxi nada mais que cozinhar a fruta com açúcar, resultado: um bolo muito saboroso, macio, leve e não muito doce.

Pão de Ló de Laranja:
Ingredientes:
4 ovos
1 1/2 xícara de chá de açúcar peneirado
2 xicaras de chá de farinha de trigo com 2 colheres de sopa de amido peneirado
1 colher de sopa de fermento em pó
250 ml de suco de laranja fervido e peneirado

Modo de preparo:
Bata as claras em neve em picos firmes e acrescente as gemas uma a uma, junte o açúcar.

Com um fuet misture delicadamente alternando a farinha de trigo e o suco de laranja fervido e quente, por último coloque o fermento.

Divida a massa em duas formas iguais untadas e enfarinhadas e asse em forno médio. Reserve.

Creme de Confeiteiro:
Ingredientes:
1 litro de leite integral
6 gemas
2 colheres sopa de manteiga
1 xícara de chá de amido de milho
1 ¼ de xícara de chá de açúcar
2 colheres de chá de essência ou extrato de baunilha (usei uma fava de baunilha)
Saco de confeitar (manga)
Bico  de confeitar 1M

Modo de Preparo:
Coloque em uma panela o leite a baunilha e metade do açúcar, quando começar a ferver, desligue.

Em uma tigela misture as gemas e a outra metade do açúcar com um fuet, reserve.

Misture o amido de milho às gemas, aos poucos, de concha em concha, vá acrescentando o leite quente e mexendo a cada adição isso é importante para que as gemas não cozinhem.

Despeje o creme à panela, levando ao fogo baixo mexendo com o fuet até engrossar. Desligue o fogo e acrescente a manteiga, misture bem.

Se necessário passe o creme por uma peneira. deixe esfriar, cubra com filme enconstando no creme para não formar película. deixe esfriar na geladeira por 4 horas, mas o ideal é deixar um dia para o outro.

Doce de abacaxi:
1 abacaxi picado em cubos pequenos
1 xícara de açúcar

Modo de preparo:
Coloque em uma panela e leve ao fogo por 20 a 30 minutos até cozinhar bem.
Deixe esfriar. Reserve

Montagem:
Coloque um bolo em uma travessa, se quiser regue com um pouco da calda do doce de abacaxi (bem pouco, pois o bolo não pode ficar úmido demais).

Coloque o creme no saco de confeitar e forre o bolo todo deixando a parte de fora que estará visível o mais bonito possível.
Coloque o doce de abacaxi por cima sem calda.

recheio pronto

Coloque o outro bolo por cima.

Se tiver medo que o bolo possa escorregar depois que colocar o segundo coloque palitos de churrasco rentes a altura antes de colocar a cobertura, assim conseguirá esconder, não precisei fazer pois o bolo ficou firme. mas se for transportar pode ser necessário, só tome cuidado de retirar na hora de servir.

Finalize com o mesmo bico fazendo rosas, se preferir utilize chantili ou açúcar gelado ( esse açúcar não derrete), ou a decoração que preferir.

Se não for usar o creme de confeiteiro como cobertura reduza a receita pela metade.

 Aproveitamos e comemoramos o aniversário de uma garotinha muito fofa afilhada dos meus cunhados!