De: ratatui dos pobres (Ver receita )



Receita do - O melhor shotbread do mundo

Desde que o R fez esta receita de shortbread nunca mais nos calámos (eu e a filhota) a pedir mais…
Esta receita foi retirada do livro do Jamie Oliver, mas o moço que me desculpe… Apesar de serem muito muito boas, as primeiras superaram, sem dúvida!!!

Ingredientes:

250 gr manteiga sem sal à temperatura ambiente, mais manteiga adicional para untar
125 gr açúcar fino, mais açúcar adicional para untar
250 gr farinha s/ fermento, peneirada, mais farinha para polvilhar
125 gr farinha de milho ou semolina
Preparação:
Prá-aqueça o forno a 150ºC. Unte uma forma quadrada (usámos rectangular). Bata a manteiga e o açúcar com uma vara de arames ou uma colher de pau até obter um creme claro, leve e fofo. Junte a farinha sem fermento e a farinha de milho. Misture muito levemente com uma colher de pau e depois com as mãos até obter uma massa macia.
Transfira a massa para uma superfície de trabalho polvilhada com farinha e estenda-a com o rolo até ter 2 cm de espessura (depende do tamanho do tabuleiro). Comprima a massa contra a forma, empurrando-a com os dedos nos cantos – não se preocupe em tentar fazer com que pareça perfeita. Pique toda a massa com um garfo, e depois coloque-a no forno pré-aquecido durante 50 min, até estar ligeiramente dourada.
Enquanto ainda está quente, polvilhe com uma quantidade generosa de açúcar fino. Deixe o shortbread arrefecer ligeiramente, e depois corte-os em pedaços grandes.