De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Orzo Cremoso com Bife com Alho e Manteiga


Tão depressa não há grandes ideias para cozinhar, como de um momento para o outro parece que surgem algumas ideias. Tirar uns bifes para saltear com legumes, e de repente decidir outra coisa qualquer. Porque ao olhar para o queijo Cheddar que ainda aqui tenho – vindo de Inglaterra, oferta da minha amiga Rita – e a um restinho de massa pevide (orzo) que sobrou da última vez que fiz canja, lembrei-me de imediato de preparar esta massa à maneira do rissoto, que fica realmente maravilhoso e se prepara num instante. O acompanhamento perfeito para uns simples bifes de vaca. Se assim pensei, mais depressa o fiz, e foi um jantar do agrado de todos.
Entretanto, com a miúda quase a chegar, vão-se fazendo ementas e listas para as primeiras semanas. Com o que já preparei e está congelado para nos ajudar nestes primeiros dias a cinco, até conseguirmos todos entrar na nova rotina.
Até lá, apesar de dias mais preguiçosos e outras mais  dinâmicos e com ideias diferentes, lá vão surgindo as receitas de todos os dias.

Ingredientes para 4 pessoas:

200g de orzo (massa pevide)
500ml de caldo de frango quente –  aproximadamente (usei caseiro)
1 cebola pequena
3 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
50g de queijo ralado (usei cheddar, mas podem usar qualquer outro)
1 colher de sopa de manteiga
azeite q.b.
1 folha de louro
4 bifes de vaca não muito finos

Preparação:

Pique a cebola juntamente com um dente de alho e leve ao lume num tacho juntamente com um pouco de azeite e deixe refogar. Junte depois o orzo (massa pevide) e envolva bem no refogado. Tenha em atenção que o lume deve estar brando. Vá depois adicionando o caldo de frango quente, aos poucos e poucos e mexendo sempre, como se fosse um risotto, e retifique de sal e pimenta a meio da cozedura. Quando a massa estiver cozinhada e bem cremosa, adicione o queijo ralado, mexa bem e desligue do lume.
Entretanto lamine os restantes dentes de alho e leve-os a uma frigideira juntamente com um fio de azeite, a folha de louro e a manteiga. Deixe começar a fervilhar e junte os bifes de vaca. Tempere-os depois de sal e pimenta e deixe cozinhar alguns minutos. Vire-os do outro lado e deixe acabar de cozinhar, sem os deixar ficar demasiado cozinhados.
Sirva a massa com os bifes e acompanhe com legumes salteados ou brócolos cozidos.

Bom Apetite!