De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Ovos no Microndas com Cogumelos e Abacate


É conhecida a minha paixão pelo pequeno almoço, apesar de nem sempre ter sido assim.
Quando era miúda, e muitas vezes antes de ir para a escola, enfiava a correr um copo de leite pela “goela” abaixo, e era assim que saía de casa, apesar dos muitos protestos da minha mãe. Que grande asneira, reconheço eu agora, que fazia. Apesar de sempre ter sido boa aluna, a falta do pequeno almoço, ou um pequeno almoço escasso, sabe-se que afeta o rendimento escolar. Só mais tarde, no intervalo grande comia qualquer coisas, um pão e um iogurte ou fruta, que levava maioritariamente de casa.
Com a idade, surgiu o meu gosto pelo pequeno almoço, principalmente quando estava em casa a estudar para os exames. E já depois disso, a paixão! Adoro tomar o pequeno almoço, de preferência quando tenho tempo para uma refeição mais elaborada e composta. Mas não pensem que isso é exclusivo de quem está em casa. A minha amiga Cristina – também já aqui disse – toma o pequeno almoço sentado todos os dias. E tem dois filhos, uma casa e um emprego: prefere é levantar-s 10 minutos mais cedo para poder fazer algo que tanto gosta.
E tenho também a certeza de que o meu gosto pelo brunch tem exatamente a ver com esta paixão pelo pequeno almoço.
Como preferência de pequenos almoços demorados, estão os ovos, o café e as torradas com abacate e tomate. E hoje, como sugestão – e porque muitos já estão de férias e há mais tempo para pequenos almoços demorados, uns ovos saborosos!
E vocês, como preferem o vosso pequeno almoço diário?


Ingredientes para 2 pessoas:


2 ovos
100g de cogumelos frescos
1/2 abacate maduro
sal e pimenta q.b.
azeite
tomilho fresco q.b.
torradas para acompanhar


Preparação:


Limpe ou lave os cogumelos e corte-os em fatias. Leve depois uma frigideira anti aderente ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer. Junte os cogumelos e salteie-os. Tempere de sal e pimenta e com tomilho fresco e deixe cozinhar. Reserve.
Entretanto prepare os ovos no microondas. Parta cada um dos ovos para um taça de louça que possa ir ao microondas – eu uso uma tipo mini-tarteira – e pique a gema com um garfo (se não o fizer o ovo rebenta no microondas). Tempere com uma pitada de sal e leve 30 segundos na potência máxima. (Em alguns microondas poderá demorar um pouco mais ou, se preferir os seus ovos menos passados, uns segundos a menos). Repita para o segundo ovo.
Divida depois a mistura de cogumelos pelas forminhas onde estão os ovos e junte ainda o abacate previamente cortado em cubinhos, e tempere tudo a gosto com um pouco de pimenta e regue com um fio de azeite.
Acompanhe com pão caseiro torrado. E sirva juntamente com os clássicos do pequeno almoço como café, compotas caseiras, carnes frias, sumos naturais, fruta e pão variado.


Bom Apetite!