De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Ovos Rotos com Bacon de Peru Primor e Batata Doce


Só quem gosta muito de cozinhar consegue perceber este entusiasmo em descobrir e experimentar novos produtos. O gosto por ir a mercados, supermercados e lojas e descobrir coisas novas. De cozinhar e experimentar algo diferente do que estamos habituados, e de chegar a casa com produtos que nunca antes experimentamos. 
É por isso que quando mais uma vez a Primor me desafiou a experimentar o novo bacon de peru nas minhas receitas, fiquei entusiasma, e andei alguns dias a pensar em como o usar.
Curiosamente, a primeira vez que experimentei acabou a ser num desenrasque, porque decidi fazer pizzas para o jantar, e acabei a colocar umas fatias de bacon de peru fininhas sobre a pizza, o que, juntamente com o queijo e um pouco de cebolinha de rama, resultou numa pizza deliciosa

Mas era uma simples pizza de fim de semana, e não era a receita ideal para testar o bacon. A ideia surgiu com outra receita que gosto imenso, e que adoro fazer. Uma receita com coisas tão simples e banais como ovos e batatas, e que fazem um petisco perfeito para os nossos lanches ajantarados ou jantares de última hora.. Uma refeição para aqueles dias em que dizemos não ter nada em casa. Ovos rotos

.
Mas uma versão um bocadinho diferente de ovos rotos, quer seja pelo uso da batata doce em vez da batata normal, quer seja porque não estrelo os ovos, mas junto-os diretamente às batatas e cebola quente, onde os misturo de imediato, ficando com os ovos meio cozinhados pelos restantes ingredientes quentes

. E esta versão foi ainda melhorada pelo bacon de peru da primor, que optei por cortar em pedacinhos a partir de um “naco”, em vez das fatias mais fininhas (eu sei, é uma mania minha!)
Portanto, espero que gostem. Aqui em casa é sempre aprovado e devo confessar que quem experimenta esta versão de ovos rotos a prefere à tradicional..

E dia 11 de Junho, pelas 10h, um novo workshop, desta vez em Coimbra, na Baking Day, mesmo ao lado do Coimbrashopping, e com o tema: "Receitas Frescas para Dias de Sol". Para mais informações e inscrições em [email protected].

E além disso vou estar na Feira do Livro de Coimbra, no stand da Bertrand, dia 4 de Junho, domingo,  pelas 16h30 para dois dedos de conversa e autógrafos.  Conto com a vossa presença!



Ingredientes para 2 pessoas:

2 batatas doce pequenas ou 1 grande
2 ovos
75g de bacon de peru Primor em cubinhos
1 tomate maduro ou tomate pelado
1 cebola
2 dentes de alho
salsa picada q.b.
sal e pimenta

Preparação:

Descasque as batatas e corte-as em palitos finos. tempere-as com um pouco de sal e azeite e coloque-as num tabuleiro, numa camada só e leve-as ao forno previamente aquecido até que fiquem cozinhadas e douradas. Se preferir frite-as em óleo ou azeite até ficarem douradas.Escorra bem e reserve.
Entretanto corte a cebola em meias luas bem finas e leve a uma frigideira com azeite e os dentes de alho laminados e os cubinhos de bacon de peru deixando fritar bem. Junte depois o tomate maduro cortado em cubos e a salsa picada e deixe estufar uns minutos.
Coloque esta mistura bem quente num recipiente e por cima coloque as batatas. 
Abra uma cavidade ao meio e coloque aí os ovos. Envolva bem tudo, para que os ovos cozam ligeiramente com o calor residual das batatas e do refogado.
Sirva de imediato polvilhado com mais salsa.


Bom Apetite!