De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita do - Pãezinhos Doces de Beterraba e Cacau


Faço pão em casa cerca de 2 vezes por semana. Ultimamente quase sempre a mesma receita, de um pão tão simples, versátil e rápido de preparar, que praticamente deixei de comprar pão.
Mas o World Bread Day que se comemora hoje pedia um pão mais especial. A ideia de um pão de beterraba há muito que andava a ser pensada, talvez desde o último World Bread Day e do pão de abóbora que preparei. Este ano a receita não podia falhar, principalmente porque tinha por aqui beterrabas da horta. A ideia de juntar o cacau foi assim uma adição de última hora, que tornou estes pães mais gulosos.
São perfeitos para o pequeno almoço ou para o lanche, e com queijo e fiambre ficam deliciosos. A textura é assim como se fosse um briche um pouco mais denso, com um sabor achocolatado e com uma cor muito fora do normal. 
Estes pãezinhos doces ficaram, como se costuma dizer “melhor que a encomenda” e, se o fim de semana voltar a ser chuvoso, acho que esta é a sugestão perfeita para uma tarde na cozinha.
Deixo-vos o desafio de os fazerem e, se quiserem, de partilharem o resultado na página do facebook do blogue.
Bom World Bread Day! Bom fim de semana.



Ingredientes para cerca de 10 pãezinhos:


1/2 saqueta de levedura seca cerca de 5g (usei fermipan)
250ml de leite tépido
40g de açúcar
50g de manteiga
1 colher de sopa de cacau em pó
150g de beterraba assada ou cozida triturada em puré
500g de farinha
1 gema para pincelar


Preparação:


Misture o leite com a manteiga derretida, o açúcar e o fermento. Acrescente depois a beterraba triturada e por fim a farinha e o cacau. Misture bem.
Coloque depois a massa na bancada enfarinhada e amassa bem alguns minutos até obter uma massa fofa e elástica. Deixe repousar uns minutos.
Faça depois 10 bolas de massa e coloque-as num tabuleiro untado e polvilhado com farinha. Deixe levedar até dobrarem de volume ( as minhas demoraram cerca de 30 minutos).
Pincele depois as bolinhas com a gema de ovo e leve a cozinhar cerca de 20 minutos em forno pré-aquecido a 180ºC.
Sirva os pãezinhos mornos com compotas, manteiga ou queijo e fiambre.


Bom Apetite!