De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita do - Panquecas de Carnes Frias (receita também em video)


Nem só de panquecas doces de vive aqui em casa! 
Aos sábados e feriados, é sagrado. Há quase sempre panquecas para o pequeno almoço, até porque o Zé Maria não se esquece. Faço umas com banana, ovo e linhaça ou aveia ou coco, que tanto ele como também o António adoram. O Zé gosta das delas com iogurte e frutos vermelhos, mas o António come-as simples.
Mesmo em dias de brunch caseiro, as panquecas dos miúdos podem ser doces, mas faço muitas vezes para nós em versão salgada. São perfeitas para aproveitamento de carnes frias e até fazem uma refeição mais simples acompanhadas com uma salada ou até legumes salteados.
Aqui fica então - e também em vídeo - a versão dessas panquecas salgadas.



Ingredientes para 2 pessoas (4 panquecas):

100g de carnes frias cortadas em pedaços
sal e pimenta q.b.
1 ovo
60ml de leite
5 colheres de sopa bem cheias de farinha
1/2 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de manteiga

Preparação:

Numa taça misture a farinha com o sal e pimenta e o fermento. Acrescente depois o ovo e o leite e misture bem até obter uma massa lisa e sem grumos.
Leve ao lume uma frigideira anti aderente grande e junte a manteiga, deixando derreter. Divida a mistura por 4 montinhos, de modo a formar 4 panquecas. Divida a carne em pedaços pelas 4 panquecas e quando começar a ver bolhinhas a formar à superfície vire as panquecas e deixe que cozinhem do outro lado.
Sirva com legumes salteados ou com uma salada verde.


Bom Apetite!